16 de Abril, 2021
02fd6a95 3791 4f23 b138 6398d2152a8f

Ceará Criolo debate representatividade negra com alunos de Publicidade da UFC

02fd6a95 3791 4f23 b138 6398d2152a8fRecém-criado para defender a representatividade da população negra, o coletivo Ceará Criolo começa a ocupar espaços fora do ambiente virtual. No último dia 31, o grupo participou de uma roda de conversa com alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC).

As publicitárias Jéssica Carneiro e Tatiana Lima e o jornalista Bruno de Castro apresentaram o portal Ceará Criolo aos cursistas da disciplina de Ética e falaram da importância de um espaço com essa proposta surgir num momento tão delicado da democracia brasileira. O encontro aconteceu no Instituto de Cultura e Arte (ICA), no Campus do Pici.

“Ninguém vai dar lugar a nós, pretos, gratuitamente; por ser bonzinho. Na história da formação do nosso povo, isso nunca aconteceu. Tudo o que conquistamos foi na base de muita luta. E muito disso está sendo propositadamente esquecido ou embranquecido. Nós não podemos permitir isso. A gente tem que continuar conquistando pela luta. Sem medo”, pontuou Jéssica.

A roda de conversa teve como objetivo mostrar aos alunos a possibilidade de criação de ambientes de resistência e defesa de uma agenda positiva para além da Comunicação tradicional. “Nós vivemos um tempo no qual a informação é fundamental. Acabamos de sair de uma eleição presidencial onde isso foi posto à prova todos os dias. Hoje, mais do que nunca, a boa informação tem papel chave na garantia do nosso sistema democrático”, acrescentou Bruno.

O perfil colaborativo do portal Ceará Criolo foi destacado. “Esse é um projeto que acaba de nascer, já é grande e a gente quer que cresça ainda mais. Porque ele é nosso. Ele existe porque nós, pretos, existimos. E é urgente que todos possamos nos expressar num local onde a gente se sinta representado”, finalizou Tatiana.

Também participou da roda de conversa a fotógrafa Nah Jereissati, autora do projeto Sapatão, em defesa da visibilidade lésbica.

660624e2 0918 436c 9881 32c6052559e4

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *