10 de Maio, 2021
culinaria Africana

Crédito: Insagram da chef Aline Chermoula

Chefs negros e gastronomia africana em destaque no Estação Livre desta sexta (30)

A edição desta sexta-feira (30/4) do Estação Livre faz uma viagem gastronômica por diferentes sabores, onde chefs negros contam sobre seus trabalhos e como a culinária africana influenciou suas criações. Apresentado por Cris Guterres, programa vai ao ar na TV Cultura, às 22 horas.

Para falar sobre o tema, Cris conversa com Aline Chermoula, chef, historiadora e pesquisadora de culinária afro-brasileira, e com o chef confeiteiro do restaurante Président e Ça-Va, do Chef Erick Jacquin, Paulo Rocha.

O programa apresenta ainda a história do chef Moacir Santana. Criado em um orfanato em que aprendeu a cozinhar, ele tem seu restaurante no interior de São Paulo, participou do reality Mestres do Sabor e faz sucesso na internet com suas receitas. E para mostrar que comida africana não é tudo igual, o Estação Livre vai ao centro de São Paulo, mais precisamente ao restaurante Biyou’z.

O sociólogo e especialista em culinária caipira, Carlos Dória fala sobre o que acha da influência dos escravos na culinária brasileira. E a chef Aline Chermoula prepara uma moamba de galinha, prato típico da região Nordeste do Brasil, que mistura ingredientes exóticos.

No último bloco, são apresentados o trabalho das contadoras de histórias que tiveram que se reinventar durante a pandemia, narrando suas histórias de maneira virtual. E a empresa de impacto social Free Soul Food, que possui o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade por suas ações com a população migrante, negra e feminina na cidade de São Paulo. Além da integração econômica de mulheres negras e a geração de impacto na cadeia que abrange parceiros sociais e empreendedoras, a empresa produz e serve comidas funcionais que contemplam veganos, vegetarianos, intolerantes ao glúten ou lactose e diabéticos.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *