18 de Abril, 2021
Divulgacao Aguas DIle Fot Denise Costa

Coletânea “Águas d’ilê” retrata força feminina e matriarcal negra

A antologia literária “Águas d’ilê”, inspirada na força feminina e matriarcal negra representada por Oxum, nasceu no meio da pandemia da Covid-19. A obra, organizada pela escritora e atriz Cristiane Sobral e pelo artista visual Ricardo Caldeira, reúne narrativas de 18 contistas, com formações diversas e de várias cidades brasileiras, inclusive de Fortaleza. O lançamento do livro, do selo editorial Aldeia de Palavras, será no dia 15 de janeiro, em live transmitida pelo canal no YouTube www.youtube.com/cristianesobral.

Divulgacao Aguas DIle Foto Leticia Ribeiro

A coletânea está dividida em três capítulos. Os textos abordam questões ancestrais que procuram estratégias de bem viver além do cristianismo, do patriarcado e do capitalismo. Os autores discursam sobre afeto, matriarcado, racismo e oralidades no espaço social comum, em sua maior parte a partir de uma perspectiva ancestral africana e indígena.

Com o tema central “Águas d’ilê”, o livro é um convite para o leitor mergulhar em histórias e vivências, conforme realça a escritora, organizadora da antologia, Cristiane Sobral. “A água abundante na esfera planetária é fonte de vida e de expressão. Como trama essencial aqui, ostentamos as águas de ler, com uma pluralidade de vozes necessárias que transcendem silêncios seculares com dignidade, reafirmando equidade para existências vilipendiadas, dignas das primazias terráqueas.”

Essa obra é resultado de um curso on-line de formação literária que aconteceu durante a quarentena, conduzido pela escritora e atriz Cristiane Sobral. Paralelamente, os participantes tiveram oficina de apresentação profissional e produção gráfica para escritores, conduzida pelo co-criador e diretor de arte do projeto, Ricardo Caldeira. A produção cultural é de Alyne Lima.

Os escritos da antologia são dos autores:

Alyne Lima (Brasília)
Cax Nofre (São Paulo)
Cristiane Sobral (Brasília)
Denise da Costa (Fortaleza)
Gabriela Furtado (Brasília)
Joseane Cantanhede (São Luís)
Kátia Rocha (Salvador)
Letícia Érica Ribeiro (Brasília)
Mirian Bispo (Sobradinho–DF)
Patrícia Aniceto (Santos Dumont-MG)
Ricardo Caldeira (São Sebastiao-DF)
Sarah Muricy (Campo Grande)
Sheila Martins (Rio de Janeiro)
Silvia Carvalho (Rio das Ostras-RJ)
Tânia Cerqueira (Salvador)
Thalles do Nascimento Castro (Juiz de Fora-MG)
Toni Edson (Aracaju)
Viviane Martins (Campos–RJ)

SERVIÇO
Lançamento virtual do livro Águas d’ilê
Data: 15 de janeiro às 19h
Canal: www.youtube.com/cristianesobral
Valor do livro: R$ 40 – pedido de compras pelo [email protected] ou pelo whatsapp (61) 9 9153-1883 ou (61) 9 9294-5511 (Alyne Lima)

Crédito das fotos: Letícia Ribeiro e Denise Costa

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *