O ator e escritor cearense Danilo Castro lança nesta quinta-feira (13/3), às 18h30min, em Lisboa (Portugal), o livro “O menino que morreu de rir”. A obra reúne 15 contos e 15 desenhos do autor, que retorna à literatura dez anos depois da primeira publicação (“Do teatro”, 2015).
Agora, Danilo revela o íntimo do que foi na adolescência, quando escreveu o textos entre 16 e 18 anos. “Que bom que consegui fazer das minhas angústias da época uma obra. São escritos mais ou menos trágicos, reflexo da negação da minha homossexualidade, que já gritava alto enquanto eu a tentava calar debaixo d’água. Reflexo também dos mergulhos na obra de Clarice Lispector, Virgínia Woolf, Hermann Hesse e James Joyce, escritores que descobri na época”, diz a carta de apresentação do livro, assinada pelo autor.
Publicada pela Mercador Editorial e Caravana Grupo Editorial, que possuem distribuição no Brasil e em Portugal, a obra também pode ser comprada no site das duas editoras. A produção foi possível graças a uma chamada pública aberta pelas duas editoras.
“O livro é fruto de uma compreensão íntima, interna, que reverbera uma compreensão do mundo externo. São textos de mão dupla. Reflexões que instigam o leitor a vasculhar as entrelinhas narrativas, a descontruir categorias. O fazer poético de Danilo traz o leitor para dentro do texto, para que as feridas expostas nesses escritos sejam ao mesmo tempo a cura”, diz Thiago Cavalcante Jeronimo, especialista na obra de Elisa e Clarice Lispector, que assina o prefácio da nova obra do escritor cearense.
Além de Portugal, Danilo deve lançar o livro em Brasília, onde mora, e Fortaleza ao longo de 2025.
SERVIÇO
Lançamento do livro “O menino que morreu de rir”
Quando: 13 de março, às 18h30 (aberto ao público)
Onde: Livraria Snob (Travessa de Santa Quitéria, 32A – Lisboa)
PARA MAIS SOBRE CULTURA, CLIQUE AQUI.

O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.