Em comemoração aos seus dez anos de formação em Jornalismo, o influencer e apresentador da TVE Revista da Bahia Raoni Oliveira lançou o concurso #RAONIÉ10 em parceria com o Centro Universitário UniFTC.
A iniciativa vai conceder bolsas integrais aos produtores das três melhores matérias audiovisuais sobre o impacto da Covid-19 em suas comunidades. Podem participar jovens de 17 a 28 anos moradores de favelas que já concluíram ou estão cursando o Ensino Médio. As inscrições vão até 30 de novembro.
O objetivo é ajudar jovens da periferia a seguir carreira no Jornalismo. Para participar, os concorrentes deverão preparar uma matéria jornalística com duração de no máximo cinco minutos e postar no IGTV de seu Instagram pessoal, colocando na legenda a hashtag #RAONIÉ10.
Na primeira etapa, os vídeos serão analisados pelo trio de jornalistas Marcos Lucas Valetim (SporTV), Vanderson Nascimento (TV Bahia) e Rita Batista (Rádio Globo Salvador). Os três irão verificar os materiais e decidir quais irão para um site, que será anunciado em breve, a fim de disputar a segunda parte do concurso.
Já na segunda fase, os candidatos irão a votação popular – que será realizada no website. Os três vencedores irão ganhar bolsas integrais, que valem até o final do curso, na Faculdade de Tecnologia e Ciências em Salvador.
Para Raoni, a competição é um modo de fazer a diferença e ajudar jovens de comunidades do Brasil. “Desde que eu entrei na TV, entendi na prática a importância da representatividade, pois vários jovens nas ruas e nas redes dizem que se inspiram em mim e desejam ser que nem eu. Em um país onde o acesso a educação ainda é muito elitista, acredito que na posição que cheguei posso oportunizar sonhos e fazer a diferença.”
Estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, foi repórter no Grupo de Comunicação O Povo. Comentarista do programa Último Tempo, na webrádio Cruzamento da turma da UFC de 2017.2. É formada em balé clássico pela Escola de Ballet Janne Ruth. Gosta de ficção científica, um bom romance clichê e é apaixonada por futebol, super-heróis e arte.