O projeto Àláfiá Erê: Aprendendo com Ritmos Africanos promove, a partir desta terça-feira (12/1), um curso de percussão sobre as expressões culturais musicais de matriz africana, mostrando como elas podem nos ensinar história. A capacitação acontecerá até 14 de janeiro para 20 inscritos, em 10 horas/aula.
O curso será feito de forma virtual através de encontros no Google Meet, onde serão abordadas questões sobre o candomblé e os ritmos que são tocados. O facilitador Thiago Silva esclarece que durante as oficinas serão utilizados materiais alternativos para que possam acompanhar o curso mesmo sem ter os instrumentos em casa.
O propósito da oficina é formar crianças, adultos e idosos em quatro áreas da cultura afro-brasileira: ritmos, percussão, cântico e figurino e adereços. A ideia é debater sobre a contribuição do povo negro na cultura nacional, ressaltando suas formas de expressão, celebrações e modos de fazer.
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.