Premiado em importantes festivais do Brasil, o documentário Clementina de Jesus — Rainha Quelé (2012) está disponível gratuitamente no site Vimeo. O filme narra a história de Clementina de Jesus, negra, pobre e empregada doméstica, que passou a cantar aos 62 anos.
Neta de escravos, Clementina nasceu em Valença, no Rio de Janeiro, em 1901, e mudou-se para a capital fluminense aos dez anos. Lá, acompanhou o surgimento da Escola de Samba Portela, frequentando desde cedo as rodas de samba da região.
Clementina ou Quelé, como era conhecida pelos amigos, trabalhou durante 20 anos como empregada doméstica e a vida toda como dona de casa, quando foi notada pelo pesquisador Hermínio Bello de Carvalho. Começou a carreira aos 62 anos.
A Rainha do Partido-Alto gravou 11 discos e chegou a ser representante do Brasil no Festival de Cannes, em 1966. A cantora faleceu em 1987.
Confira o documentário: https://vimeo.com/301702668
Crédito da imagem: Danilo Pavani/CEDOC FPA

Jornalista. Alma de cronista, coração de poeta. Tem experiência em Assessoria de Comunicação. Apaixonado por futebol, boas histórias e fim de tarde.