>
30 de Julho, 2021
ppf

E se todos os personagens de desenho da sua infância fossem negros?

Você já fez o exercício de imaginar os desenhos animados que assistiu na infância com outra cor de pele? O cartunista norte-americano Tyron Handy sim. E foi além: recriou vários desses personagens pra meninada de hoje se sentir mais representada.

Clássicos como As meninas superpoderosas, Os Flintstones, Scooby-Doo, Ariel (a pequena sereia) e até Os Simpsons (que ele chama de Os Blacksons) ganharam uma versão preta pela ótica de Tyron, que compartilha tudo no Instagram @studio_total_onyx.

Segundo o artista, a ideia nasceu porque ele não sentia representado nos desenhos que assistiu quando criança. Com esse projeto, portanto, Tyron levanta a necessária e urgente discussão sobre representatividade na mídia – que quase sempre só reforça estereótipos colocando brancos em posição de destaque e negros em situações de subalternidade/criminalidade.

“A maioria dos personagens negros dos desenhos são estereotipados ou são apenas os melhores amigos de um personagem principal branco”, pontua o cartunista ao Buzzfeed.

Tyron também é ilustrador de livros infantis e revela a pretensão de abrir um estúdio próprio de desenhos animados “para que personagens negros sejam vistos com mais frequência nas telas.”

Ele divulga as criações há cerca de quatro anos no Instagram, onde é acompanhado por mais de 40 mil seguidores.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *