Com um marco na história de construção da identidade da comunidade negra brasileira, o Festival Feira Preta chega nos dias 03, 04 e 05 de maio, no Parque do Ibirapuera, tendo como tema “Ser Feliz é a Nossa Revolução”. Essa é a maior ocupação de um evento no parque, ocupando mais de 200 mil m². A festividade contará com quatro palcos, sendo três de shows e um dedicado a talks, reunindo grandes artistas e formadores de opinião negros do Brasil, demais países das Américas, Europa e África.
Burkina Faso é o país convidado da edição 2024 do Festival Feira Preta. O país, localizado na África Ocidental, terá participação em diferentes espaços do evento, celebrando a conexão cultural e empreendedora entre o Brasil e o continente africano. O Festival contará com uma delegação de cerca de 25 pessoas, entre empreendedores que ofertarão seus produtos, designers de moda que participarão dos desfiles, educadores, demais artistas e governo. O convite surgiu depois de uma sólida parceria em 2023, quando a PretaHub desembarcou no país para um intercâmbio de sua tecnologia social com as tecnologias ancestrais para a manipulação e produção do algodão Faso Dan Fani, exclusiva do território.
Estarão presentes também representantes da Nigéria, Colômbia, Reino Unido, Estados Unidos, Costa Rica e Portugal, que compõem a diáspora africana, estarão presentes no Festival Feira Preta, reunindo profissionais dos campos do jornalismo, música, cinema, arquitetura, entretenimento, mídia, marketing, moda, literatura, viagens e política. Durante o evento, o público terá a oportunidade de explorar uma variedade de produtos nos estandes, incluindo chocolates, alimentos, bebidas, tecidos artesanais, bolsas, calçados e cosméticos, além de mergulhar na cultura e história desses países.
Com o apoio de marcas de destaque como Doritos®, Mercado Livre, Mercado Pago, SEDA® e Budweiser, além do patrocínio da VIVO e Beats, e a parceria da URBIA, esta será a maior edição do festival, com uma expectativa de público de 50 mil pessoas, proporcionando uma experiência única para diferentes gerações. Confira a lista completa de representantes:
Serviço
Quando: 3/05 (para empreendedores negros), 4/05 e 5/05 (público geral)
Onde: Parque do Ibirapuera (Rua Borges Lagoa, 1755 – Vila Clementino)
Ingressos: entre R$ 50 e R$ 100 (via Blue Ticket)
Informações acesse: www.festivalfeirapreta.com.br
Convidados da diáspora africana:
1. Kunle Afolayan, Nigéria
2. Epsy Campbell (Epsy Alejandra Campbell Barr), Costa Rica
3. Cori Murray, Estados Unidos
4. Zatelita (Fabio Andrés Arboleda Mendoza), Colômbia
5. Lía Samantha (Lía Samantha Lozano Rendón), Colômbia
5. José Luis Seijas, Venezuela/Reino Unido
6. Kamil Olufowobi (Kamiludeen Olufowobi), Nigéria
7.Bobby Jones, Estados Unidos
8. Dami Falade (Falade Damilare Olaoluwa), Nigéria
9. Kwevi Quaye, Estados Unidos
10. Alif Naaba (Kabore Mohamed), Burkina Faso
11. Esperanza Azeda, Rwanda
12. Velia Vidal Romero, Colômbia
13. Eddy Marcelín, Colômbia
14. Estefanía Laterza (Estefanía Eugenia Laterza de los Ríos), Paraguai
15. Esteban Pérez (Esteban Ignacio Pérez Ortega), Chile/Reino Unido
16. Chelsea Jackson (UK)
17. Thanou Nouhoun (Burkina Faso)
Sobre o Festival Feira Preta
Criado em 2002, no formato de feira e com foco na venda de produtos de empreendedores negros, o Festival Feira Preta, com o passar dos anos, se tornou referência em lifestyle, tendências, empreendedorismo, impacto e o que há de mais inventivo e inovador na criatividade afrobrasileira. O evento reúne, também, diversos artistas e empreendedores negros expoentes no Brasil e de outros países da América Latina, tornando-se assim um dos maiores festivais de cultura negra latino-americana.
Jornalista. Alma de cronista, coração de poeta. Tem experiência em Assessoria de Comunicação. Apaixonado por futebol, boas histórias e fim de tarde.