>
23 de Julho, 2021
Foto: Justina Mintz/HBO

Foto: Justina Mintz/HBO

Insecure: a série sobre vivências da mulher negra; 4ª temporada estreia

Insecure (Insegura) alcança a quarta temporada e chega ao Brasil. A estreia aconteceu no último domingo (12/4) através do canal de televisão por assinatura norte-americano HBO.

Houve um ano e meio de pausa. Protagonizada, dirigida, escrita e criada por Issa Rae (uma mulher negra) e por Larry Wilmore, a série retrata a experiência de ser mulher negra no contexto social e racial da cidade de Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, nos tempos atuais. “Eu sempre quis que Insecure mostrasse facetas diferentes da experiência de ser negro”, disse Rae em entrevista ao jornal Estado de São Paulo.

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Issa Dee (Issa Rae) trabalha em uma instituição sem fins lucrativos e Molly Carter (Yvonne Orji) é uma advogada bem sucedida. As duas são melhores amigas da época de faculdade e estão chegando aos 30 anos. As vivências as atravessam e a condição de mulher negra pesa em momentos nos quais elas precisam enfrentar desafios e dificuldades. E, muitas vezes, as situações são desconfortáveis devido ao tom de pele das duas. A trama, sobretudo, é sobre a experiência quando a raça é um forte marcador social na vida de um indivíduo.

Questões referentes à comunidade negra, como a solidão da mulher negra, racismo, gentrificação, poliamor, sexualidade, masculinidade do homem negro, além de desigualdade salarial, inseguranças profissionais, relações afetivas, carreira e outras questões da vida adulta são assuntos estampados nos episódios.

“Estamos apenas tentando transmitir que pessoas de cor são identificáveis. Esta não é uma história de capa. É sobre pessoas comuns vivendo a vida”, disse Issa Rae à sessão da Television Critics Association (Associação de Críticos de Televisão) da HBO. Rae também pontua que a narrativa explora as “complexidades da negritude” e a condição de que não se pode deixar de ser negra.

Em 2017, a produção das mãos de mulheres pretas foi selecionada como um dos principais programas de televisão daquele ano. Issa Rae, por sua vez, foi indicada duas vezes ao Globo de Ouro por “Melhor Atriz – Série de Televisão Mundial ou Comédia” e uma vez ao Primetime Emmy Award (Prêmio Primetime Emmy) por “Melhor Atriz Principal em uma Série de Comédia.”

Confira o trailer da 4ª temporada:

FICHA TÉCNICA

Insecure (Insegura)
Ano: 2016
País de origem: Estados Unidos da América (EUA)
Formato: Série
Gênero: Comédia Dramática
Classificação: 16 anos
Duração: 27-41 min por episódio
Número de temporadas: 4
Número de episódios: 25
Criação: Issa Rae e Larry Wilmore
Direção: Issa Rae e Larry Wilmore
Roteiro: Issa Rae
Elenco: Issa Rae, Jay Ellis, Yvonne Orji, Lisa Joyce, Natasha Rothwell, Amanda Seales e Y’lan Noel
Produção executiva: Issa Rae, Prentice Penny, Michael Rotenberg, Melina Matsoukas, Dave Becky e Jonathan Berry
Distribuição: HBO Enterprises e Warner Bros

FOTO EM DESTAQUE: Justina Mintz/HBO.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *