Elaborada pelo jornal norte-americano The New York Times, a lista de 25 melhores atores e atrizes do mundo no século XXI conta com seis negros/as. Todos/as dos Estados Unidos.
Denzel Washington, de 65 anos, foi apontado pelos críticos como o melhor e ocupa o topo do ranking. Ele ganhou o Oscars duas vezes: por “Tempo de Glória” (1989) e “Dia de Treino” (2001).
O segundo nome negro surge apenas no nono lugar: Viola Davis, a primeira mulher negra a ganhar um Oscar, um Emmy e um Tony. Entre as mulheres da lista, é a quarta melhor.
Michael B Jordan, que fez um sucesso estrondoso pela atuação em Pantera Negra, aparece em 15º lugar. É o terceiro negro do ranking, duas posições à frente de Alfre Woodard, uma veterana conhecida do público pelo papel de Betty Applewhite na série de televisão Desperate Housewives.
Rob Morgan é citado como o 20º melhor ator do século. Ele é conhecido por papéis em séries da Netflix, mais notavelmente como Turk Barrett, em Demolidor, e Luke Cage.
Em 23º lugar, Mahershala Ali é o último representante negro da lista. Assim como Denzel, tem dois Oscars: por “Moonlight”, em 2017, e por “Green Book”, em 2019. Foi o primeiro ator muçulmano a ganhar a estatueta.
O Brasil não tem atores/atrizes negros/as citados. A única a levar o nome do país é Sônia Braga, paranaense (branca) naturalizada nos Estados Unidos e que também atua como cantora, apresentadora e produtora.
CONFIRA O RANKING.
1. Denzel Washington (EUA)
2. Isabelle Huppert (França)
3. Daniel Day-Lewis (Inglaterra)
4. Keanu Reeves (Canadá)
5. Nicole Kidman (Austrália-EUA)
6. Song Kang Ho (Coreia do Sul)
7. Toni Servillo (Itália)
8. Zhao Tao (China)
9. Viola Davis (EUA)
10. Saoirse Ronan (Irlanda-EUA)
11. Julianne Moore (EUA)
12. Joaquin Phoenix (EUA)
13. Tilda Swinton (Inglaterra)
14. Oscar Isaac (Guatemala)
15. Michael B. Jordan (EUA)
16. Kim Min-hee (Coreia do Sul)
17. Alfre Woodard (EUA)
18. Willem Dafoe (EUA)
19. Wes Studi (EUA)
20. Rob Morgan (EUA)
21. Catherine Deneuve (França)
22. Melissa McCarthy (EUA)
23. Mahershala Ali (EUA)
24. Sônia Braga (Brasil)
25. Gael García Berhal (México)
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.