A cantora baiana Luedji Luna lançou nesta quarta-feira (14/10) o segundo álbum da carreira. “Bom mesmo é estar debaixo d’água” já está disponível nas principais plataformas de streaming e é uma verdadeira reverência ao feminino. Ao feminino negro.
O trabalho novo é composto de 12 faixas. São músicas inéditas, uma canção da norte-americana Nina Simone e um poema de Conceição Evaristo recitado lindamente pela própria escritora.
A influência de escritoras negras, inclusive, é recorrente. Também aparecem no álbum a poeta Tatiana Nascimento (na faixa Lençóis) e a professora e teórica feminista bell hooks. Quando Luna canta “…por acaso, eu não sou uma mulher?”, em Ain’t I a woman?, faz referência direta ao livro “E eu não sou uma mulher?”, no qual hooks disseca olhares negros sobre raça e representação.
A gravação do álbum aconteceu no início da gravidez da cantora, hoje mãe em tempo integral por conta do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Parte do trabalho foi feito no Quênia, país do continente africano com o qual a baiana diz ter grande conexão.
“Cogitei adiar o lançamento para 2021, mas acho que merecemos um pouco de alívio”, declarou Luedji Luna.


Com informações do site Mundo Negro

O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.