Com a ideia de dialogar sobre diversidade, racismo e atitudes antirracistas, a atriz, apresentadora e criadora de conteúdo Maria Gal se prepara para estrear no dia 26 de maio o ‘Preto no Branco por Maria Gal”, programa na BandNews TV.

O talkshow marca a estreia de Gal como apresentadora de TV e showrunner celebra a semana em comemoração ao Dia da África. O programa fará parte da programação das noites de quinta-feira do canal a cabo, sempre às 23h30, com reprise aos domingos. Nomes como Liliane Rocha, Lia Schucman, Teo Van Der Loo, o jogador Aranha, Renato Meirelles, Pastor Henrique Vieira, Joana Mendes, Erica Malunguinho e Gabriela Moura estão entre os entrevistados.

Com seis episódios na primeira temporada, o Preto no Branco tem como proposta ampliar a discussão sobre pautas raciais na televisão e fomentar a conscientização da população sobre a urgência em tratarmos demandas de inclusão e diversidade na sociedade. Serão abordados temas como racismo e finanças, intolerância religiosa, racismo no esporte, racismo na publicidade e privilégio branco, sempre com a participação de convidados no teatro e, também, de forma remota.

De acordo com Maria, o formato foi inspirado na série americana “Uncomfortable Conversations with a Black Man”, de Emanuel Acho, na série documental EUA – A luta pela liberdade e no “The Oprah Conversation”, da apresentadora e jornalista Oprah Winfrey. Produções que utilizam entrevistas para debater temas relevantes, com pessoas dos mais variados perfis, como celebridades, executivos e especialistas, para extrair diálogos de grande importância com temáticas que influenciam o mundo.

“Estou muito feliz de iniciar o programa. Tenho o costume de dizer que é um programa de letramento disfarçado de talk show. Este projeto foi pensado após vários acontecimentos e manifestações ocasionados pelo assassinato de George Floyd, do músico Edvaldo dos Santos e da menina Agatha dos Santos. Toda vez que nos deparamos com as notícias, sempre somos surpreendidos por tragédias decorrentes do racismo”, analisa a apresentadora.

“O audiovisual brasileiro precisa de mais representações e, principalmente, para a população negra, é imprescindível se sentir representada. Este será só o começo para abrirmos um leque de possibilidades para novos recomeços e novas histórias serem contadas, dentro de uma ótica que não seja pautada pelo noticiário policial”, completa.

Representatividade também atrás das câmeras
Como showrunner e liderando a produção do projeto, por meio da produtora de audiovisual que leva o seu nome, Maria se comprometeu com a promoção da diversidade e da representatividade também atrás das câmeras. O talk show conta com uma equipe formada por pelo menos 56% de pessoas negras e traz ainda lideranças femininas que são destaque e vêm conquistando seu espaço no audiovisual brasileiro, como a cineasta Kelly Castilho, que está à frente da direção do programa. Vale ressaltar que esta é a segunda parceria entre a Maria Gal e Kelly. A primeira foi o vídeo “ O Meu Lugar no Mundo” que foi lançado nas redes sociais e que teve grande repercussão e milhares de visualizações.

O programa Preto no Branco é produzido pela Maria Produtora, com patrocínio da Gerdau.

SERVIÇO
Talk Show Preto no Branco por Maria Gal – Semanal, com apresentação da atriz, empresária e produtora de conteúdo Maria Gal e participação de convidados. Direção de Kelly Castilho. Toda quinta-feira, às 23h30, com reprise aos domingo, às XH, na Bandnews TV – Canal 79 SD e 579 HD (Net/Claro) e Canal 83 SD e 583 HD (Vivo).

PARA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA, CLIQUE AQUI.

Share.

Leave A Reply