O British Council, por meio do programa do governo britânico UK-Brazil Skills for Prosperity, lança o edital “Meninas Que Vão Além” com o objetivo de apoiar projetos que para preparar meninas negras, do 8º e 9º ano do ensino fundamental, para escolhas conscientes a respeito da continuidade dos estudos e da construção de uma carreira profissional.
Ao todo, serão selecionados seis projetos que sejam conduzidos por organizações não-governamentais sem fins lucrativos de todo o Brasil, cujas missões estejam vinculadas à educação e à equidade de gênero e raça.
De março de 2022 a março de 2023, as instituições selecionadas receberão apoio financeiro e serão acompanhadas pelo British Council durante todo o período.
As propostas enviadas para o edital “Meninas Que Vão Além” podem incluir atividades como:
- programas de formação para docentes ou para estudantes abordando questões de gênero e raça de forma interseccional;
- campanhas de comunicação sobre questões de gênero, raça, trabalho e construção de carreiras em profissões tradicionalmente ocupadas por homens;
- iniciativas de advocacy tratando da necessidade de se romper com padrões discriminatórios de gênero e raça na comunidade escolar e desenvolvimento de materiais informativos, físicos ou digitais sobre esses temas.
A abertura do edital acontece em 13 de dezembro. Mais informações poderão ser encontradas no final desta página.
Em 16 de dezembro, o British Council organiza uma atividade on-line para esclarecimento de dúvidas e detalhamento de informações sobre o edital. Saiba mais sobre o webinar.

Serviço
O quê: edital “Meninas Que Vão Além”
Objetivo: apoiar projetos com foco em meninas negras, do 8º e 9º ano do ensino fundamental, que abordem escolhas educacionais e de carreira profissional
Quem pode participar: organizações não-governamentais do Brasil vinculadas à educação, equidade de gênero e raça
Quando: o edital estará aberto de 13/12/2021 a 08/02/2022
Para saber mais: participe do webinar ao vivo para esclarecimento de dúvidas em 16/12. Acesse aqui a página do webinar.
Conheça o programa UK-Brazil Skills for Prosperity e sua estratégia voltada para as questões de gênero e inclusão social.
Fonte: Observatório Ensino da Lingua Inglesa.

Publicitária cearense. Canceriana. Doutora e mestre em Psicologia. Amante da docência. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica (Paralaxe-UFC). Defendeu em sua tese de doutorado um estudo sobre mulheres em transição capilar. Atualmente, dedicada aos estudos de gênero, raça, feminismos negros e decolonialidade.
Louca por fotografia, design, viajar e colecionar carimbos no passaporte. Uma pessoa extremamente curiosa.