Em alusão ao Novembro Negro, o Ministério da Cultura (MinC) lançou a Campanha Cultura Negra Vive, uma ação que integra a campanha do Governo Federal, Brasil pela Igualdade Racial — iniciativa que conta com a participação do Ministério da Igualdade Racial (MIR), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e de outras pastas, bem como da Fundação Cultural Palmares, vinculada do MinC.
A Cultura Negra Vive busca não só celebrar, mas também fortalecer o papel da população negra na construção da identidade cultural brasileira. Esse marco histórico é uma homenagem a Zumbi, Dandara dos Palmares e outras figuras heroicas, como Aqualtune e Acotirene, que simbolizam a luta por liberdade e igualdade.
“A campanha Cultura Negra Vive visa dar visibilidade à forte presença das Culturas Negras Brasileiras nas ações que são desenvolvidas em todo o Brasil visando o combate e superação do racismo, reforçando o papel central da Cultura no diálogo com a sociedade brasileira sobre a Consciência Negra. É uma oportunidade de afirmar que essas Culturas Vivem apesar das tentativas de apagamentos sofridas e que precisamos nos unir para que elas permaneçam vivas!”, diz a chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério da Cultura, Mariana Braga.
Formulário
A campanha alimenta o Mapa do Brasil pela Igualdade Racial por meio do preenchimento de um formulário disponível no site, onde instituições e cidadãos podem cadastrar eventos e ações. Estes serão incorporados ao Mapa Colaborativo da Cultura Negra de novembro, permitindo a visibilidade das celebrações em todo o país.
PARA MAIS SOBRE CULTURA, CLIQUE AQUI.
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.