>
27 de Julho, 2021
Equipe de apresentadores Do Nada 2 Foto por Mariana de Paula

Milena Anjos, Leandro Souza e Mariana de Paula apresentam o podcast

Música preta baiana é tema de série em “Do Nada, um podcast”

O “Do Nada, um podcast” iniciou nesta quinta-feira (25/2) a série especial “Afrobaianos”, para contar a história da música baiana. O material pode ser acessado gratuitamente e ressalta ancestralidades, reverenciando artistas pretos e valorizando a negritude.

A série tem o propósito de construir narrativas a partir dos relatos de seus atores principais. São três jovens pretos de Salvador que buscam se reconectar com essa história que faz parte de suas experiências musicais e da história do Brasil.

A estreia conta a participação de Luciane Neves, coordenadora de produção do bloco afro Muzenza, e Paulo Roberto do Nascimento, presidente do bloco Os Negões. O episódio chama “Canto de Protesto: a contribuição dos blocos afro na musicalidade baiana.”

Os apresentadores Milena Anjos, Leandro Souza e Mariana de Paula conversam com representantes de blocos afro para compreender como essas entidades carnavalescas se tornaram parte essencial da maior festa de rua do planeta.

A proposta é levar os episódios de Afrobaianos ao ar todas as quintas-feiras. A cada semana, intérpretes, compositores e produtores musicais conversam sobre um tema ou gênero musical específico, como o samba, reggae, axé, pagode, afropop, hip hop e novos sons.

Para Leandro Souza, essa temporada busca reverenciar os artistas negros que fazem a economia da música girar e não são reconhecidos. “É como contar uma outra versão de uma mesma história, e o principal, a versão em que a gente se vê e acredita”, destaca o apresentador.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SOBRE O PODCAST
Criado pelos produtores culturais e amigos Milena Anjos, Mariana de Paula e Leandro Souza, o podcast surge como uma oportunidade de externar as diversas discussões e debates que eles tinham sobre vários assuntos pelo Whatsapp.

A ideia era se conectar com mais pessoas a partir de discussões sobre raça, gênero e sexualidade da forma mais leve e informal possível. Assim, meio que do nada, nasce um podcast. Temas sociais, de relacionamento e coisas do cotidiano de três jovens pretos em Salvador são as principais abordagens do programa.

SERVIÇO
O quê: Estreia da série Afrobaianos em “Do Nada, um podcast.”
Quando: 25 de fevereiro de 2021.
Onde: programas pelo Do nada, um podcast • A podcast on Anchor.

Deixe um comentário

1 thought on “Música preta baiana é tema de série em “Do Nada, um podcast”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *