Para celebrar a resistência, a luta, a vida e o ativismo de mulheres espalhadas pelas américas, hoje, 25, no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Turma da Mônica, da Maurício de Sousa Produções, homenageou Dandara dos Palmares no projeto “Donas da Rua”. O dia é importante para reconhecer a resistência contra o machismo, o racismo e a violência, além de destacar a contribuição destas mulheres para a cultura e para o povo.
Companheira de Zumbi, Dandara foi responsável por chefiar a estratégia de defesa do Quilombo dos Palmares. Também liderou ataques aos portugueses. Apesar de reconhecida como uma das principais lideranças negras do Brasil, só em 2019 teve o nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, sendo uma das primeiras mulheres e negras a ser agraciada com a honraria.
Na homenagem da Turma da Mônica, Dandara é representada pela Milena, personagem que incorpora empoderamento e representatividade negra. O projeto tem como intuito de resgatar a história de mulheres que marcaram a humanidade com seus atos em prol da equidade e respeito, e inspirar as meninas para buscar o seu espaço. Além de Dandara, outras personalidades também estão neste rol, como Glória Maria, Antonieta de Barros e Maya Angelou.
PARA MAIS NOTÍCIAS, CLIQUE AQUI.
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.