A atriz e comediante Whoopi Goldberg lançou nas redes sociais uma proposta que mexeu com o imaginário de muita gente. Ela quer que a Disney construa uma Wakanda no parque temático da empresa em homenagem a Chadwick Boseman. O ator ganhou destaque por encarnar o Pantera Negra no Universo Cinematográfico da Marvel.
“Prezados responsáveis pela construção de novas experiências na Disneylândia e na Disney World, nós realmente não precisamos de outro reino de Frozen, mas sim de Wakanda. Por favor, construam Wakanda em nome de Chadwick Boseman”, tuitou Whoopi.
Enquanto isso, poucas semanas antes da partida de Chadwick Boseman, Akon revelava o projeto de Akon City. O empreendimento do cantor tem ares afrofuturistas e promete ser altamente tecnológico. Usará, inclusive, o sistema de criptomoedas na economia. A cidade será localizada em Mbodienne, a 100 quilômetros de Dacar, capital de Senegal.
Akon diz já ter cerca de U$ 6 bilhões (aproximadamente R$ 32 bilhões), um terço do valor total necessário para a ação, arrecadados com a ajuda de investidores, principalmente da China. A previsão é de que as construções comecem em 2021 e a primeira fase já esteja pronta três anos depois.
O objetivo do artista é que Akon City gere empregos para senegaleses e seja um porto seguro para afrodescentes diaspóricos. “Portanto, se você está vindo da América ou da Europa ou de outro lugar da diáspora e sente que deseja visitar a África, queremos que Senegal seja sua primeira parada”, contou o cantor ao USA Today.
A cidade foi comparada pelos internautas com Wakanda por causa da estrutura afrofuturista, nação fictícia do universo Marvel, mas, segundo Akon, o projeto foi pensado antes do lançamento do filme Pantera Negra.
No centro de Akon Cripto City, como também é chamado o empreendimento, terá um hotel com quartos decorados em homenagem aos 54 países da África, um polo tecnológico, uma área dedicada à produção cinematográfica, a Senewood. O local também terá hospital, delegacias e uma escola.
Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, Akon é filho de pais senegaleses e cresceu no país da África Ocidental. Além da “Nova Wakanda”, o artista idealizou o Akon Lightning Africa, uma ação que leva energia elétrica e sustentável a 15 países africanos.
Estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, foi repórter no Grupo de Comunicação O Povo. Comentarista do programa Último Tempo, na webrádio Cruzamento da turma da UFC de 2017.2. É formada em balé clássico pela Escola de Ballet Janne Ruth. Gosta de ficção científica, um bom romance clichê e é apaixonada por futebol, super-heróis e arte.