Teve início nesta segunda-feira (21/9) e segue até 2 de outubro o XI Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra, cujo tema deste ano é “Contra a PANDEMIA do RACISMO e pelo Bem Viver: redes de lutas antirracistas no século XXI”. Com sede no Cariri, a programação do evento está disponível de forma gratuita e on-line por meio do canais do evento no Youtube, Facebook, web rádios, Instagram e pela plataforma Meet.
O Artefatos da Cultura Negra é um congresso de caráter internacional e multidisciplinar que busca criar um território de conhecimentos e de promoção de uma educação antirracista entre universidades, ativistas dos movimentos sociais, escolas de educação básica e comunidades tradicionais, enquanto se constitui espaço importante de proposição de políticas públicas antirracistas.
A programação é ampla e no formato virtual, com mesas redondas, rodas de conversa, feiras culturais, terreiradas culturais, exposições artísticas, mostra de cinema, lançamento de livros e comunicações científicas.
“Diante do cenário nacional da Covid-19, em que vivemos uma série de retrocessos, colocamo-nos em diálogo permanente com as ações de enfrentamento as ideologias racistas, fascistas, sexistas, classistas, lgtbfóbicas e na defesa da ampliação das políticas de ações afirmativas enquanto estratégia importante de promoção da equidade racial”, destacam os organizadores.
O congresso contará com uma campanha de doação para grupos e pessoas em situação de dificuldade econômica do Cariri cearense, em virtude da crise gerada pela pandemia.
Mais informações sobre o evento:
Telegram – https://t.me/artefatosxi
Instagram – https://www.instagram.com/artefatosdaculturanegra/
Facebook – https://www.facebook.com/artefatosdaculturanegra
Site – http://www.urca.br/artefatosculturanegra
Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCoyRmi_U3c6QkIp2YGXOVbA
Jornalista. Alma de cronista, coração de poeta. Tem experiência em Assessoria de Comunicação. Apaixonado por futebol, boas histórias e fim de tarde.