>
16 de Outubro, 2021
Ato contra racismo

Ato inter-religioso e ecumênico celebra “defesa de todas as vidas negras”

Organizações do movimento negro, religiosas e de direitos humanos promovem neste domingo (20/12), a partir das 11 horas, o ato inter-religioso e ecumênico “Minha Fé é Antirracista – em Defesa de Todas as Vidas Negras”. A transmissão será feita pelas mídias da Coalizão Negra por Direitos com retransmissão nas redes sociais das entidades organizadoras.

A data marca um mês do assassinato de José Alberto Freitas numa das lojas Carrefour de Porto Alegre (RS) e retoma o chamado feito pelo movimento social negro no dia 20 de novembro para um compromisso antirracista real e concreto, que não seja reativado apenas quando uma pessoa negra morre vítima do racismo.

“O ocorrido no dia 19 de novembro de 2020 não pode ser esquecido. As imagens devastadoras do assassinato de João Alberto não podem servir apenas para uma comoção episódica. Elas devem ser lembradas como a face mais concreta do processo de desumanização da população negra brasileira, um cenário para o qual precisamos dizer basta”, destacam os organizadores. “É preciso que nos somemos às articulações do movimento social negro e exijamos a concretude de posturas antirracistas em cada canto do Brasil”, complementam.

Participarão destas mobilizações os familiares do João Alberto Silveira Freitas ao lado de lideranças do movimento negro de Porto Alegre e de entidades com atuação em âmbito nacional. A celebração contará com as lideranças religiosas: Bàbá Diba de Iyemonjá, representando o Conselho do Povo de Terreiro do Estado do Rio Grande do Sul; Ìyá Sandrali de Oxum, representando Mulheres de Axé da Rede Nacional de Religiões Afro brasileiras e Saúde; bispo Dom Zanoni Demettino Castro, representando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Monja Coen, representando a Comunidade Zen Budista; rabino Ruben Sternschein, da Congregação Israelita Paulista (CIP); e a pastora Luterana Cibele Kuss, representando o Fórum Inter-religioso e Ecumênico pela Democracia/RS.

O ato “Minha Fé é Antirracista” marca o início de uma mobilização permanente, com encontros mensais, envolvendo diferentes setores da sociedade brasileira na construção de outra celebração, em 21 de março de 2021, Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial.

Para assistir pelo Twitter, clique aqui.
Para assistir pelo Facebook, clique aqui.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *