>
23 de Julho, 2021
montagem de mulheres e homens negros com diferentes tons de pele

Imagem: Getty Images

Ceará tem 1.131 negros e negras nas eleições

Neste domingo (15/11), quase todo o Brasil escolhe quais prefeitos/as e vereadores/as cumprirão mandato pelos próximos quatro anos. O Ceará tem mais de 16 mil candidatos/as aos cargos municipais, sendo apenas 7% concorrentes que se autodeclararam negros e negras ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Isso mostra o quão embranquecida é a disputa política até hoje, mesmo com todos os avanços conquistados pelos movimentos negros ao longo dos séculos, e o quão necessária é a vitória de homens negros e mulheres negras no pleito deste ano.

Houve avanços. Nas eleições municipais de 2016, quem se autodeclarou negro ou negra representava menos de 5% do total de candidaturas (14 mil). Eram 726 nomes há quatro anos. Agora, os 1.131 significam um aumento de 55%. Mas ainda é pouco, as verbas partidárias permanecem sendo distribuídas desigualmente (mesmo com decisão judicial obrigando a paridade) e negros e negras seguem tendo pouca visibilidade.

Por isso, o Ceará Criolo está divulgando no Instagram quais candidates a população tem à disposição e deve avaliar propostas para definir em quem votar para vereador/a no domingo. Análises sobre postulantes às prefeituras já foram feitas.

Para acessar a lista, clique aqui.

331440932 1 5

LEIA TAMBÉM.

https://cearacriolo.com.br/pauta-racial-e-ignorada-por-candidatos-e-apenas-dois-tem-propostas-em-fortaleza/
https://cearacriolo.com.br/metade-dos-candidatos-a-prefeitura-de-fortaleza-mudou-de-cor-raca-para-disputar-eleicao/

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *