Neste domingo (15/11), quase todo o Brasil escolhe quais prefeitos/as e vereadores/as cumprirão mandato pelos próximos quatro anos. O Ceará tem mais de 16 mil candidatos/as aos cargos municipais, sendo apenas 7% concorrentes que se autodeclararam negros e negras ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Isso mostra o quão embranquecida é a disputa política até hoje, mesmo com todos os avanços conquistados pelos movimentos negros ao longo dos séculos, e o quão necessária é a vitória de homens negros e mulheres negras no pleito deste ano.
Houve avanços. Nas eleições municipais de 2016, quem se autodeclarou negro ou negra representava menos de 5% do total de candidaturas (14 mil). Eram 726 nomes há quatro anos. Agora, os 1.131 significam um aumento de 55%. Mas ainda é pouco, as verbas partidárias permanecem sendo distribuídas desigualmente (mesmo com decisão judicial obrigando a paridade) e negros e negras seguem tendo pouca visibilidade.
Por isso, o Ceará Criolo está divulgando no Instagram quais candidates a população tem à disposição e deve avaliar propostas para definir em quem votar para vereador/a no domingo. Análises sobre postulantes às prefeituras já foram feitas.
Para acessar a lista, clique aqui.

LEIA TAMBÉM.

O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.