A Escola Superior de Advocacia (ESA) da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) lançou uma publicação importante para quem trabalha com Direito, tem interesse na área ou acompanha o debate racial no país.
A I Coletânea da Advocacia Negra Brasileira já está disponível para leitura. O livro custa R$ 24,90 na Amazon. Usuários Kindle Unlimited leem de graça. A obra tem 278 páginas (ou 893 kb, para quem for adepto do e-book). Para comprar, clique aqui.
São trabalhos de acadêmicos negros formando a maior obra coletiva dentro do Direito na interseção com o traço racial. Os textos abordam questões relativas ao racismo religioso, cotas, autoimagem e afins, e como isso repercute sobre o povo negro a partir da perspectiva do Direito, da Sociologia e demais áreas das Ciências Sociais.
A publicação foi organizada pelo diretor da Educafro, Frei David, e coordenada pelo doutor em Direito Processual, Irapuã Santana – que ao portal Alma Preta Jornalismo classificou o trabalho como uma tentativa de tornar pessoas negras produtoras de conteúdo.
“Há muita bibliografia no Direito produzida por pessoas brancas. A ideia é ter pessoas negras refletidas nos problemas do racismo no Brasil”, comentou Irapuã Santana.

O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.