Dois nomes negros de peso participarão do programa Roda Viva nas próximas semanas. O presidente da Central Única das Favelas (Cufa), rapper e ativista antirracista Preto Zezé e a filósofa, professora, ativista dos feminismos negros, escritora e finalista do Prêmio Jabuti deste ano, Djamila Ribeiro, estarão no centro de uma das mais tradicionais sabatinas da televisão brasileira.
O anúncio foi feito pela apresentadora da atração, jornalista Vera Magalhães, nessa segunda-feira (2/11). Como o programa é semanal, a participação de Djamila será em 9/11 e a do cearense Preto Zezé em 16/11.
As bancadas de entrevistadores ainda não foram divulgadas, mas o programa tem sido marcado nos últimos meses, desde a participação do advogado Silvio Almeida, pela constante presença de jornalistas, produtores de conteúdo, influencers e personalidades negras.
O Roda Viva é um dos programas de entrevistas mais tradicionais da televisão brasileira. O primeiro episódio foi ao ar em 29 de setembro de 1986 e mantem-se como referência por abordar temas da pauta do dia e assuntos polêmicos com convidados de várias áreas e espectros políticos.
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.