15 de Abril, 2021
Jaida vence RuPauls Drag Race Heidi é Miss Simpatia 1

Jaida vence RuPaul’s Drag Race; Heidi é Miss Simpatia

Jaida e Heidi entram pro seleto grupo de melhores drags do programa LGBT mais famoso do mundo

Única negra na final de RuPaul’s Drag Race, Jaida Essence Hall foi eleita nessa sexta-feira (29/5) a campeã da 12ª temporada regular do programa. Venceu Crystal Elizabeth Methyd e Gigi Goode, tida por muitos como franca favorita desde o primeiro episódio.

Jaida vence RuPauls Drag Race Heidi é Miss Simpatia 2

Com isso, Jaida entra pra seleta lista de pretas vencedoras do reality. Além dela, foram coroadas Bebe Zahara Benet (Season 1), Tyra Sanchez (Season 2), Bob The Drag Queen (Season 8), Monét X Change (All Stars 4) e Yvie Oddly (Season 11). Todas as 13 demais winners – de temporadas regulares ou especiais – são brancas.

Há duas semanas, o Ceará Criolo apontou diversas razões pelas quais Jaida deveria ser coroada. Mas o programa de ontem não foi um marco somente para ela. Outra participante negra também fez história. Heidi N Closet foi eleita Miss Congeniality (Miss Simpatia, em tradução livre). Ela é apenas a terceira negra a alcançar o feito desde a primeira edição do programa, em 2009. As outras foram Latrice Royale (Season 4) e Monét X Change (Season 10).

Jaida vence RuPauls Drag Race Heidi é Miss Simpatia
Heidi foi eleita Miss Simpatia da edição

O resultado deu ao programa de ontem um caráter totalmente black: apresentado por um homem negro (RuPaul não se montou, como de costume), com uma Miss Simpatia negra e vencido por uma drag preta militante numa batalha de lypsinc de uma música de um grupo negro. As finalistas dublaram “Survivor”, de Destiny’s Child (composto por Beyoncé, Michelle Williams e Kelly Rowlland).

Além disso, nunca o reality teve um cunho tão político como neste ano. As críticas ao presidente Donald Trump foram recorrentes, assim como a campanha aberta para estimular o povo americano a ir votar. Nos Estados Unidos, a ida às urnas não é obrigatória. E Jaida foi a mais atuante neste quesito. Levantou bandeira dentro e fora do programa, cunhando inclusive o jargão mais forte da temporada – LOOK OVER THERE – no mais politizado dos episódios: o que retratou um debate de drag queens candidatas à Casa Branca.

Jaida vence RuPauls Drag Race Heidi é Miss Simpatia 3
O melhor jargão da temporada é de Jaida

Jaida Essence Hall é a drag criada por Jared Jhonson, um jovem negro da cidade de Milwaukee, no estado norte-americano de Wisconsin. Venceu três desafios principais do programa (um de moda, um de improvisação em atuação e um de cunho político). Ficou apenas uma vez entre as piores e foi para dublagem.

O PROGRAMA
Rupaul’s Drag Race foi ao ar pela primeira vez em 2 de fevereiro de 2009. Leva o nome de ninguém menos que a drag queen mais famosa do planeta e já ganhou inúmeros prêmios de televisão. É produzido pela World of Wonder e dá à vencedora o prêmio de CEM MIL DÓLARES.

Confira todos os looks de Jaida durante o programa.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *