“Por Uma Educação Antirracista” convida jovens, adultos, idosos, indígenas, negros, orientais e brancos a se engajarem no tema para ajudar a modificar as práticas educacionais que conhecemos até hoje. Idealizada pelo Instituto Alana em parceria com o GNT, com produção da Maria Farinha Filmes e direção e roteiro de Shirlene Paixão, a minissérie audiovisual chega no YouTube do canal GNT nesta segunda (11/10), às 18h.

Diariamente, até o dia 15 de outubro, a minissérie trará ações desenvolvidas e inspiradas pelo trabalho de professores e facilitadores que subverteram o sistema e criaram novas metodologias, sob uma perspectiva antirracista, multicultural e em harmonia com a natureza. Com uma visão criativa, a minissérie apresenta, em cada um dos cinco episódios de oito minutos, uma família com personalidades que conversam sobre o tema, com apoio de especialistas como Ailton Krenak, Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves da Silva, entre outros.

Luana Génot, Louis Génot e Alice. Imagem: Maria Farinha Filmes/Divulgação

A partir da leitura de livretos, desenvolvidos exclusivamente para a série e escrito por Rafael Souza-Ribeiro, as famílias de Samara Felippo, Aline Wirley, Luana Génot, Fatou N’Diaye e Márcia Kambeba, transformam essa realidade na prática, de uma forma divertida e inspiradora, com o apoio dos principais especialistas no assunto e que aprofundam a experiência do espectador, jogando luz nas práticas existentes em salas de aula de diversos cantos do Brasil. Ao final de cada episódio, os especialistas trazem dicas e práticas para a implementação de ações antirracistas nas escolas e em casa.

“’Por Uma Educação Antirracista’ é uma oportunidade de remexer as estruturas. De maneira leve e afetiva, tomamos fôlego para um mergulho vertical. Dirigir, roteirizar e desenvolver essa série com o time da Maria Farinha Filmes foi um prazer imenso. Cinema e responsabilidade social são uma combinação que é pura potência. Preparem-se para se emocionar e se inspirar”, diz a diretora, Shirlene Paixão.

Para somar na estratégia de impacto, a distribuidora Flow Impact lança uma campanha para mobilizar famílias e escolas unindo artistas, ativistas e instituições de renome nas áreas da Educação, Direitos Humanos e combate ao Racismo.

Serviço:

“Por Uma Escola Antirracista” estreia dia 11/10, às 18h, no YouTube do GNT
Episódios diários: da segunda (11/10) à sexta-feira (15/10), às 18h, no YouTube do GNT

Ficha Técnica:
Direção: Shirlene Paixão
Produção: Ana Lúcia Villela, Estela Renner, Luana Lobo e Marcos Nisti
Roteiro: Shirlene Paixão
Pesquisa de Personagem: Fabiana Costa
Produção executiva: Geisa França e Mariana Oliva
Montagem: Patrícia Castilho e Helô Kato
Coord Pós Produção: Cinthia Imamura
Trilha Sonora: Universal Music
Mixagem de áudio: David Mazzuca Neto
Motion Design: Hilda Motion

Shirlene Paixão

Diretora, atriz e roteirista. Formada pela escola de Teatro Martins Penna e Bacharel em Dança pela UFRJ, desenvolve e dirige obras contemporâneas que interagem com diferentes linguagens artísticas.

Em 2020 esteve a frente da criação e direção de programas, campanhas, curtas e eventos virtuais: programa “Sexta Black” no canal GNT; Fórum “Sim à Igualdade Racial” ID_BR 2020; campanha institucional “Manual Antirracista” para o grupo GPA; programa “Panteão das Pretas” para Praya TV; curtas metragens “A Arte Morreu em Mim?” “Porta Aberta” e “Mar-Ilha”.

Outros projetos de sua autoria “OlhosD’águaouNasPedrasNasceramAsas”(2019), “Nossas Bocas Não Foram Feitas Só Para Sorrir” (2018), “Carta Branca” (2017), e “Diário de Um Corpo” (2012), contemplado com o prêmio “Novos Talentos – Festival X Tudo Cultural”, organizada pela FUNARTE em parceria com o SESI e curadoria de Henrique Rodovalho.

Share.

Leave A Reply