16 de Abril, 2021
age vidas negras 20201106 01 0

Tag #VidasNegrasImportam cresce 10.000% nas redes

Cresceram em 10.632% as menções à tag #VidasNegrasImportam nas redes sociais até a última sexta-feira (20/11), Dia da Consciência Negra, em comparação com a semana anterior ao assassinato de João Alberto Freitas, de 40 anos, em uma unidade do Carrefour em Porto Alegre.

Feito pela Zygon, empresa especializada em mídias digitais, o levantamento mostra o quanto a morte do cidadão negro foi associada a um movimento que só ganha força em escala planetária desde o começo do ano, quando o George Floyd também foi morto.

Mais de 906 mil citações foram analisadas. Desse total, 37% citavam de forma expressa o Carrefour, enquanto  9,2% continham o nome “João Alberto”. Já a tag #VidasNegrasImportam estava em cerca de 7,3% das postagens sobre o caso.

Uma associação entre João Alberto e George Floyd também foi naturalmente feita, já que ambos são homens negros e foram assassinados por sufocamento. No caso brasileiro, 35% dos posts falavam abertamente em caso de racismo.

Tanto a morte de Alberto quanto a de Floyd geraram protestos no Brasil. O Carrefour, inclusive, chegou a anunciar medidas antirracistas, algumas até de cunho financeiro, mas que ainda não tiveram efeito imediato na conversão do prejuízo à imagem da empresa nas redes.

LEIA TAMBÉM.

https://cearacriolo.com.br/ser-antirracista-e-um-estilo-de-vida-nao-uma-tag/

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *