As irmãs Verônica e Valéria Carvalho já têm data para o recebimento do título de doutoras honoris causa da Universidade Regional do Cariri (Urca). A solenidade está agendada para o próximo dia 24 de setembro. Acontecerá dentro do 16º Congresso Artefatos da Cultura Negra, conforme revelado com exclusividade pelo Ceará Criolo em 22 de julho.
Apesar das especulações, Verônica e Valéria só foram formalmente comunicadas nesta segunda-feira (25/8) sobre o dia escolhido para a cerimônia. O informe partiu do gabinete do reitor da Urca, professor Carlos Kleber Nascimento de Oliveira.
A solenidade será realizada a partir das 18 horas, no campus da universidade no bairro Pimenta, em Crato, município no qual as duas nasceram, moram e consolidaram-se como lideranças negras e feministas do Cariri e do Ceará.
A entrega vai acontecer dentro do Congresso atendendo a pedido das irmãs, que contribuíram com a organização de diversas edições e hoje são mobilizadoras importantes do público que participa da programação. É, portanto, uma maneira de a Urca reconhecer ainda mais a importância do evento e dos conhecimentos nele produzidos.
QUEM SÃO VERÔNICA E VALÉRIA?
Verônica e Valéria são educadoras populares. A primeira tem formação como bióloga e assistente social, enquanto a outra é pedagoga. Juntas, promovem conhecimento, inclusive científico, longe do ambiente acadêmico (ainda majoritariamente branco). Nos últimos meses, elas têm se envolvido na produção de livros sobre a existência negra no Cariri.
Descendentes de quilombolas originários do Piauí, as gêmeas nasceram em Crato, onde vivem, e são cofundadoras do Grupo de Valorização Negra do Cariri. Desde 2001, o Grunec promove o controle social de políticas públicas e tensiona governos a avançarem no combate ao racismo.
Além disso, Verônica e Valéria promovem atividades de conscientização política na casa onde moram, o Terreiro das Pretas, localizado na Chapada do Araripe e atualmente reconhecido pelo Ministério da Cultura como Pontão de Cultura.
E O QUE É UM DOUTOR HONORIS CAUSA?
O título de doutor honoris causa é a mais importante homenagem que uma universidade pode prestar a alguém. A honraria é concedida apenas a personalidades que se destacam nas suas áreas de atuação. Honoris causa significa “por causa da honra”.

O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.