Ceará CrioloCeará Criolo
  • Inicial
  • O Ceará Criolo
    • Sobre Nós
    • Prêmios
    • Mídia Kit
    • Guia de Fontes
  • Notícias
    • Mulher negra
    • Infantil
    • Política
    • Economia
    • Saúde
    • Esporte
    • Cultura
    • Famosos
    • Educação
    • Ceará
    • Brasil
    • Mundo
    • LGBTQIA+
    • Espiritualidade
    • Publieditorial
  • Afrossaberes
    • DicionÁfrica
    • Ancestralidade
    • Fotorreportagens
  • Opinião
    • Artigo
    • Crônicas
    • Leitura Crítica
  • Colunas
    • Afroclassificados
    • AfroGeek
    • Rastros
    • Afrotransfuturista
    • Olhar Preto
    • Psicoterapreto
    • Negra Voz
  • Stories
  • Especiais
    • A você Tereza
    • Vidas Negras Importam
    • Quilombo Acadêmico
    • 85
    • Entrevistas
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Facebook Twitter Instagram
Domingo, Abril 26
Ceará CrioloCeará Criolo
FINANCIE O CEARÁ CRIOLO
  • Inicial
  • O Ceará Criolo
    • Sobre Nós
    • Prêmios
    • Mídia Kit
    • Guia de Fontes
  • Notícias
    • Mulher negra
    • Infantil
    • Política
    • Economia
    • Saúde
    • Esporte
    • Cultura
    • Famosos
    • Educação
    • Ceará
    • Brasil
    • Mundo
    • LGBTQIA+
    • Espiritualidade
    • Publieditorial
  • Afrossaberes
    • DicionÁfrica
    • Ancestralidade
    • Fotorreportagens
  • Opinião
    • Artigo
    • Crônicas
    • Leitura Crítica
  • Colunas
    • Afroclassificados
    • AfroGeek
    • Rastros
    • Afrotransfuturista
    • Olhar Preto
    • Psicoterapreto
    • Negra Voz
  • Stories
  • Especiais
    • A você Tereza
    • Vidas Negras Importam
    • Quilombo Acadêmico
    • 85
    • Entrevistas
  • Contato
Ceará CrioloCeará Criolo
Home»Notícias»Política»Rachel Barros: conheça a nova ministra da Igualdade Racial, no cargo desde o dia 1º
764409b7 fd63 4b74 8b84 321da32c40f8
Foto: Bruno Fernandes/MIR
Política

Rachel Barros: conheça a nova ministra da Igualdade Racial, no cargo desde o dia 1º

Luan PazziniBy Luan Pazzini4 de Abril, 2026Updated:25 de Abril, 2026Sem comentários2 Mins Read
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Rachel Barros é a nova ministra da Igualdade Racial do Brasil. Segunda mulher negra a ocupar o cargo, ela assumiu o ministério no último dia 1º/4 no lugar de Anielle Franco, que saiu para disputar as eleições deste ano. A cerimônia de passagem ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília.

Nascida na zona oeste do Rio de Janeiro, Rachel Barros é doutora em Sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestra em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Chega ao comando da pasta após atuar como secretária-executiva do MIR e chefiar a Assessoria Especial do órgão.

A nova ministra tem uma trajetória profissional que inclui passagens pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase) e Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Ela atua, há mais de uma década, em temas ligados à desigualdade, políticas públicas, direitos humanos e relações étnico-raciais.

 

rachel barros nova ministra anielle franco
Rachel Barros já trabalhava com Anielle Franco no Ministério


Em publicação no Instagram, a ministra destacou: “Assumo essa missão com a responsabilidade de defender e aprofundar esse projeto político, com escuta ativa e diálogo permanente com a sociedade civil. Com as mulheres negras, os povos de terreiro, as comunidades quilombolas, os povos indígenas e ciganos. Sem deixar ninguém para trás”.

A expectativa é de que Rachel dê continuidade às políticas da área e amplie o diálogo com diferentes segmentos da sociedade, em um cenário marcado por desafios históricos e demandas urgentes. Esse contexto se insere em um país onde a maioria da população é negra, representando 55,5% dos brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que reforça a centralidade das políticas de promoção da igualdade racial.

PARA MAIS SOBRE POLÍTICA, CLIQUE AQUI.

Divulgacao aula pos 2 e1772315955243
Luan Pazzini
Jornalista por formação e mestre em Ciências da Comunicação (Unisinos). Doutorando em Comunicação (UFRJ), atua como professor voluntário de Pós-Graduação no IFSULDEMINAS. É diretor na Pazzini Comunicacion. Pesquisa reportagem, jornalismo e educação, literatura, imprensa negra e relações raciais.
anielle franco eleições ministério da igualdade racial rachel barros
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

Related Posts

Seis cidades ganharão Casa da Igualdade Racial; Fortaleza é contemplada

20 de Março, 2026

No Dia de Combate à Intolerância Religiosa, saiba como denunciar o racismo religioso

21 de Janeiro, 2026

60% dos vereadores eleitos em Fortaleza se autodeclaram negros; pardos são quase metade da nova composição

7 de Outubro, 2024

Instrumentos do samba são oficializados como manifestações da cultura nacional

6 de Outubro, 2024

101 famílias quilombolas do Ceará recebem títulos de domínio das terras

22 de Setembro, 2024

Candidatos a prefeito de Fortaleza apresentam propostas genéricas ou ignoram população negra em planos de governo

29 de Agosto, 2024
Add A Comment

Leave A Reply Cancel Reply

Sobre nós
Na contramão do discurso excludente e enervado de clichês da mídia tradicional, o portal Ceará Criolo garante à população negra um espaço qualificado de afirmação, de visibilidade, de debate honesto e inclusivo e de identificação. Um lugar de comunicação socialmente inclusiva, afetivamente sustentável e moralmente viável. Porque negros são seres humanos possíveis e ancestrais. E por isso, queremos nos reconhecer no passado, no presente e no futuro!
Artigos recentes
  • MEC Livros: 10 pessoas negras para ler
  • Documentário resgata história de Antônio Vaz do Nascimento, maestro esquecido da periferia de SP
  • Exposição com autorretratos de Jane Batista está em cartaz no Recife até 26/4
  • Comunicação Antirracista: Fortaleza sedia encontro em 30 e 31 de maio
  • Fortaleza inaugura Casa da Igualdade Racial dia 23/4; Cícera Barbosa será a coordenadora
QUER SUGERIR PAUTA?

Envie sua sugestão de pauta para nossa redação através do falecom@cearacriolo.com.br ou deixe-nos uma mensagem no formulário abaixo.

Ceará Criolo
Facebook Twitter Instagram
  • Inicial
  • O Ceará Criolo
    • Sobre Nós
    • Prêmios
    • Mídia Kit
    • Guia de Fontes
  • Notícias
    • Mulher negra
    • Infantil
    • Política
    • Economia
    • Saúde
    • Esporte
    • Cultura
    • Famosos
    • Educação
    • Ceará
    • Brasil
    • Mundo
    • LGBTQIA+
    • Espiritualidade
    • Publieditorial
  • Afrossaberes
    • DicionÁfrica
    • Ancestralidade
    • Fotorreportagens
  • Opinião
    • Artigo
    • Crônicas
    • Leitura Crítica
  • Colunas
    • Afroclassificados
    • AfroGeek
    • Rastros
    • Afrotransfuturista
    • Olhar Preto
    • Psicoterapreto
    • Negra Voz
  • Stories
  • Especiais
    • A você Tereza
    • Vidas Negras Importam
    • Quilombo Acadêmico
    • 85
    • Entrevistas
  • Contato
© 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}