>
5 de Dezembro, 2021
AFRICA 24 DIVULGACAO 1

Ator cearense lança minidoc que mapeia ancestralidade africana

ÁFRICA 24% é uma obra audiovisual independente, produzida entre 2020 e 2021, na qual o ator e jornalista Danilo Castro se debruça a investigar sua ancestralidade por meio de um exame de DNA. O minidocumentário será lançado em no youtube, às 18 horas do dia 18 de maio, dia do aniversário do cearense.

“Coração do mar é terra que ninguém conhece. Eu tentei voltar no tempo, cacei histórias do meu passado, mas ninguém sabia me dizer algo preciso. Qual seria o meu nome real se não tivessem nos obrigado a mudar nossos sobrenomes? De que países descendem os meus ancestrais? Aos 31 anos, eu descobri”, diz a sinopse.

As imagens, gravadas nas praias de Flecheiras e Peroba, no Ceará, foram feitas, em maioria, pelo celular. O trabalho evoca pautas como a descolonização do conhecimento e o enfrentamento ao epistemicídio que as populações negras e indígenas vivem no Brasil. “A recusa em evidenciar e potencializar o conhecimento de negros e indígenas no Brasil perdura há séculos. Anular nossas memórias é projeto perene da branquitude. Resgatar o que nos foi apagado para construirmos um novo presente é urgente”, diz o autor.

Para o ator e jornalista, desnudar-se para propor a reflexão é também um ato político que contribui para revelar narrativas apagadas no Ceará. “Descolonizar é quando os chicotes e correntes simbólicos do passado deixam de se impor sobre nossas práticas no dia a dia”. O minidoc tem produção, roteiro e edição de Danilo, e conta com imagens de Gabriela Padilha e David Lima; e figurino de Rafaela Kallafa.

SERVIÇO
O quê: ÁFRICA 24%, um minidoc de Danilo Castro
Quando: Estreia em 18 de maio, às 18h
Onde: Canal no youtube. Inscreva-se
Teaser de ÁFRICA 24%

SINOPSE: Coração do mar é terra que ninguém conhece. Eu tentei voltar no tempo, cacei histórias do meu passado, mas ninguém sabia me dizer algo preciso. Qual seria o meu nome real se não tivessem nos obrigado a mudar nossos sobrenomes? De que países descendem os meus ancestrais? Aos 31 anos, eu descobri.

Categoria: minidoc (8’58”)

FICHA TÉCNICA
Realização: Danilo Castro
Imagens: Acervo pessoal (1992), Danilo Castro, David Lima e Gabriela Padilha (2021)
Roteiro, edição e narração: Danilo Castro
BG: Someday, de Alexander Delarge
Exame de DNA: Laboratório Genera
Figurino: Rafaela kalaffa
Off final: Trecho do poema Coração do Mar, de Oswald de Andrade na voz de Elza Soares
Locações: Praias de Flecheiras e Peroba, Ceará

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *