>
13 de Junho, 2021
billyporter

Billy Porter peita estereótipos e revela ser HIV positivo

Sucesso absoluto em POSE, Billy Porter revelou nessa quarta-feira (19/5) que é HIV positivo e mostrou ao mundo como é possível ser soropositivo levando uma vida absolutamente normal. Na série, o ator vive Pray Tell, um homem gay com aids.

Billy deu a informação em entrevista ao The Hollywood Reporter. Hoje com 51 anos, ele recebeu o diagnóstico em julho de 2007 (há quase 14 anos, portanto) e admitiu nunca ter falado sobre o assunto publicamente por vergonha. Ao elenco de POSE, no entanto, Porter já havia dado a notícia.

O ator quebra agora o silêncio e, com toda a visibilidade do seriado, cuja última temporada está no ar, pode prestar um enorme serviço às milhões de pessoas que convivem com HIV/aids no mundo e ainda sofrem tanto preconceito quando revelam a própria condição.

“Eu me levantei na frente do elenco e da equipe técnica e de todas as pessoas que ajudaram a criar esse espaço, e falei a verdade porque, a certa altura, a verdade é o caminho responsável. A verdade é a cura. E espero que isso me liberte. Espero que isso me liberte para que eu possa experimentar uma alegria real e pura, para que eu possa experimentar a paz, para que eu possa experimentar a intimidade, para que eu possa fazer sexo sem ter vergonha”, afirmou.

Na entrevista, o ator afirmou que seu lugar de origem condena a homossexualidade. Ele é de família extremamente religiosa e frequentou por muitos anos a igreja pentecostal. Além da descoberta do HIV em 2007, naquele mesmo ano Billy foi diagnosticado com diabetes e no mês seguinte entrou em falência financeira.

“Eu era a geração que deveria se cuidar melhor, mas isso aconteceu de qualquer maneira. A vergonha daquela época combinada com a vergonha que já havia [se acumulado] em minha vida me silenciava, e há 14 anos convivo com essa vergonha em silêncio. Eu estava tentando ter uma vida e uma carreira, e não tinha certeza se conseguiria se as pessoas erradas soubessem disso”, complementou.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *