>
4 de Dezembro, 2021
boitempo e1618672385904

Boitempo libera curso completo de introdução ao pensamento feminista negro

Já estão disponíveis na TV Boitempo todos os vídeos do curso “Introdução ao pensamento feminista negro”, realizado em conjunto com o ciclo internacional de debates “Por um feminismo para os 99%”, nos meses de março e abril de 2021.

O curso foi composto por seis aulas sobre Angela Davis, Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Conceição Evaristo, Audre Lorde, Michelle Alexander, Patricia Hill Collins e bell hooks e foi conduzido por Raquel Barreto, Rosane Borges, Stephanie Borges, Juliana Borges, Nubia Regina Moreira e Evilânia Santos.

A capacitação e o ciclo foram inspirados no manifesto Feminismo para os 99%, escrito por Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser, e publicado pela Boitempo em 2019.

Chamando atenção para as mulheres da classe trabalhadora, o objetivo dos debates e do curso foi discutir as premissas de um feminismo incondicionalmente internacionalista e anticapitalista, aliado aos movimentos antirracistas, ambientalistas e pelos direitos de trabalhadores e de imigrantes.

O curso Introdução ao pensamento feminista negro e o ciclo de debates Por um feminismo para os 99% foram realizados pela Boitempo com o apoio da TVT, da Rádio Brasil Atual, da Rede Brasil Atual, da Revista Quatro Cinco Um, do Le Monde Diplomatique, do Brasil de Fato, do Outras Palavras, do Hysteria, do Grifa Podcast e do Preta, Nerd & Burning Hell.

O projeto foi viabilizado pela Lei Aldir Blanc. As aulas e os debates foram legendados e o curso também contou com uma intérprete de libras, além de sair em formato de podcast no Grifa podcast.

Faça o download do e-book gratuito: https://boitempoeditorial.files.wordpress.com/2021/03/por-um-feminismo-para-os-99_introducao-ao-pensamento-feminista-negro_textos-de-apoio.pdf

Acesse o canal da Boitempo no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCzwfw0utuEVxc4D6ggXcqiQ

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *