Fortaleza recebe a partir deste sábado (24) a exposição “Comigo Ninguém Pode – A pintura de Jeff Alan”. A mostra apresenta personagens negras reais em texturas retintas pela ótica do artista pernambucano. A visitação ocorre até 10 de novembro, com entrada gratuita, na Caixa Cultural, que patrocina o projeto com o Governo Federal.
A exposição apresenta 52 obras, incluindo dez inéditas e um painel. As obras – de diversas dimensões, em acrílica sobre tela e desenho sobre papel –, figuram o cotidiano e a cultura das ruas por onde transitam os personagens de Jeff. As pessoas pintadas por ele fazem parte do seu dia a dia. Gente, geralmente, conhecida.
A mostra chega a Fortaleza depois de passar por Recife, Salvador e Rio de Janeiro. Estima-se que já tenha sido visitada por mais de 95 mil pessoas. O curador, Bruno Albertim, ressalta que o trabalho de Jeff resgata as narrativas e os rostos ancestrais dos que foram dizimados da história. “Jeff Alan preenche os espaços em perverso branco da história. Sua potente narrativa visual preenche fraturas da memória coletiva e projeta a cura de antigas feridas”.
Jeff Alan diz: “Minha arte nasce da necessidade de ver representados, nos equipamentos de cultura, os rostos e histórias do meu bairro. Quero que as pessoas se vejam nas minhas obras. Cada retrato, cada cor, cada detalhe é um reflexo da minha vida, da minha família e da comunidade que amo”.
Jefferson Alan Mendes Ferreira da Silva é pernambucano. Cresceu no bairro do Barro, na Zona Oeste do Recife, de onde teve influências mais que diretas nos seus quadros. Já teve suas obras expostas em países como França e Inglaterra.
EXPOSIÇÃO “Comigo Ninguém Pode – A pintura de Jeff Alan”
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.