A 19ª edição do Festival NOIA do Audiovisual Universitário chega ao fim nesta sexta-feira (4/12) com a exibição de Afronte, um curta-metragem sobre diferentes formas de resistência e cujo protagonista é negro e gay. A solenidade inicia às 19 horas e será transmitida on-line.
Dirigido por Bruno Victor e Marcus Azevedo, a produção venceu o Festival For Rainbow de 2018. A obra mostra o processo de transformação e empoderamento de Victor Hugo, um jovem negro e gay, morador da periferia do Distrito Federal.
O relato de Hugo se mistura a depoimentos de outros jovens cujas histórias revelam diferentes formas de resistência, encontradas em discursos de valorização do negro gay.
A programação completa do NOIA você pode conferir clicando aqui. Já as transmissões acontecerão nos seguintes canais: https://www.youtube.com/festivalnoia e https://www.youtube.com/opovo.
O encerramento amanhã acontece após cinco dias de uma intensa e diversificada programação que exibiu curtas-metragens de realizadores universitários cearenses e de várias regiões brasileiras, além das mostras de fotografia e mostra de bandas.
Serão conhecidos os vencedores das mostras competitivas de curtas-metragens, das mostras de banda e fotografia. Também acontecerá a homenagem ao Festival For Rainbow – evento internacional que acontece em Fortaleza há 14 anos e que se destina à população LGBTI+.
Labelle Rainbow e Verônica Guedes, coordenadoras do evento, receberão o troféu NOIA em reconhecimento ao comprometimento e militância na causa, e por levarem ao público filmes importantes para a discussão sobre corpo, gênero, sexualidade, afetos e potências.
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.