>
20 de Outubro, 2021
as politicas cotas raciais pretendem promover uma especie justica historica 572c7c39829bf

OAB aprova cota racial de 30% já para eleições de 2021

Após pressão dos movimentos sociais e da má repercussão da decisão inicial de reduzir a proposta de cotas raciais pela metade, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou nesta segunda-feira (14/12) a destinação de 30% das vagas de diretoria da instituição exclusivamente para negros e negras. A medida já é válida para as eleições de 2021 da entidade e contempla também subseções da OAB.

Apenas três estados votaram por cotas menores, de 20%: Mato Grosso, Paraíba e Paraná. Prevaleceu, portanto, o índice do conselheiro cearense André Costa, de 30%. Por sugestão de Siqueira Castro, a aplicabilidade às subseções será imediata.

No último dia 1º/12, o Colégio de Presidentes da OAB aprovou, por unanimidade, a proposta de apenas 15%. O argumento principal era o de que a OAB não dispunha de um estudo indicativo de quantos negros e negras haviam na instituição (logo, não se tinha comprovada a “necessidade” daquele patamar).

O relator da matéria, conselheiro Federal Jedson Marchesi Maioli (ES), ressaltou que a OAB atua como um dos fundamentais instrumentos de proteção e revolução social e não pode passar ao largo da proposição em apresso.

“A OAB necessita não se limitar a realizar alterações do sistema de eleições institucional, mas sim se aprofundar no tema, adotando medidas, mecanismos e projetos eficazes para a inserção de todas as representatividades inscritas no quorum da OAB como forma de ser mais atual, justa e digna.”

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *