Estão aberas as inscrições para o projeto Territórios Afrofuturistas, cujo foco é a produção literária. A iniciativa é apoiada com verba pública, oriunda do Fundo Estadual da Cultura, e as vagas são limitadas – com prioridade para pessoas negras e cearenses.
Serão promovidas, ao todo, sete oficinas sobre contos. As aulas irão acontecer entre 27 de janeiro e 12 de fevereiro (confira cronograma e horários abaixo) e terão foco nas seguintes temáticas: afrofuturismo, identidade negra, sertãopunk, ficção especulativa, fantasia e ficção científica. Com isso, pretende-se auxiliar o processo de produção de um e-book ao fim dos trabalhos.
Segundo os organizadores, o projeto tem “base nas linhas de narrativa que se cruzam nas recordações familiares, causos e na cultura popular, retrabalhados como escrita a partir da perspectiva afrofuturista.”
“Entendendo a literatura como uma ferramenta de transformação social, o projeto pretende fortalecer as identidades afro-cearenses por meio da comunhão entre o popular e o cotidiano do povo, com a escrita afrofuturista, que firma o lugar do negro enquanto narrador de suas histórias”, explicam.
E prosseguem: “ao fortalecer essa identidade negra cearense, os indivíduos buscam novas formas de ver o mundo e absorver o seu meio, criando, assim, afeto por seus semelhantes e fortalecendo o vínculo entre a comunidade; desta forma, a literatura atua como uma ponte para que mais e mais pessoas possam se abrir para o mundo e transformar suas vidas.”
Para participar, basta preencher um formulário on-line (clique aqui) e aguardar o resultado do processo seletivo.
Confira o cronograma das oficinas:
>> Oficina 1 – Aterrissando a Nave Afrofuturista no Ceará.
Ministrante: Kinaya.
Data: 27/01
Horário: 18h às 20h.
>> Oficina 2 – O choque entre mundos.
Ministrante: Israel Neto.
Data: 29/01
Horário:18h às 21h.
>> Oficina 3 – O lugar de fala e Inserção.
Ministrante: Kiko Alves.
Data: 01/02
Horário:18h às 20h.
>> Oficina 4 – Literatura Especulativa e sertãopunk.
Ministrante: G. G. Diniz.
Data: 03/02
Horário:18h às 20h.
>> Oficina 5 – A ficção científica.
Ministrante: Túlio Eduardo.
Data: 05/02
Horário:18h às 20h.
>> Oficina 6 – A Criação Literária
Ministrante: Manoel Oliveira.
Data: 08 e 10/02
Horário:18h às 20h.
>> Oficina 7 – Recordações de um futuro possível.
Ministrante: Kinaya.
Data: 12/02
Horário:18h às 20h.
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.