Produzida pela SescTV, a minissérie “Revolta dos Malês” é uma das cinco finalistas na categoria Melhor Narrativa Internacional do Festival Internacional de Filmes Negros 2020, que ocorre entre o fim de setembro e o começo de outubro.
O trabalho brasileiro é de 2019 e concorre com produções nigerianas e inglesas. São cinco episódios, cada um com 24 minutos, sobre africanos muçulmanos que se rebelam contra a opressão no nosso país. A história é baseada em acontecimentos reais.
Sim, a Revolta dos Malês de fato aconteceu. Não sabia? Foi na Bahia, em 1835. Um movimento em busca de liberdade. A gente já falou sobre isso no Ceará Criolo. Confere aqui:
É, de fato, um passado pouco conhecido da História do Brasil, mas que foi determinante para os rumos do país por ter sido o maior levante baiano do século XIX. E já virou até game.
Na minissérie da SescTV, a história é contada pela perspectiva de uma mãe que luta para libertar a filha da escravidão. Guilhermina tenta comprar a própria liberdade. Ela e todos os demais protagonistas são interpretados por atores descendentes de africanos.
A direção de “Revolta dos Malês” foi feita por Jeferson De.
Quer assistir à minissérie completa, de graça e sem precisar fazer cadastro?. Mas, antes, confira o trailer:
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.