Ceará CrioloCeará Criolo
  • Inicial
  • O Ceará Criolo
    • Sobre Nós
    • Prêmios
    • Mídia Kit
    • Guia de Fontes
  • Notícias
    • Mulher negra
    • Infantil
    • Política
    • Economia
    • Saúde
    • Esporte
    • Cultura
    • Famosos
    • Educação
    • Ceará
    • Brasil
    • Mundo
    • LGBTQIA+
    • Espiritualidade
    • Publieditorial
  • Afrossaberes
    • DicionÁfrica
    • Ancestralidade
    • Fotorreportagens
  • Opinião
    • Artigo
    • Crônicas
    • Leitura Crítica
  • Colunas
    • Afroclassificados
    • AfroGeek
    • Rastros
    • Afrotransfuturista
    • Olhar Preto
    • Psicoterapreto
    • Negra Voz
  • Stories
  • Especiais
    • A você Tereza
    • Vidas Negras Importam
    • Quilombo Acadêmico
    • 85
    • Entrevistas
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Facebook Twitter Instagram
Quinta-feira, Abril 2
Ceará CrioloCeará Criolo
FINANCIE O CEARÁ CRIOLO
  • Inicial
  • O Ceará Criolo
    • Sobre Nós
    • Prêmios
    • Mídia Kit
    • Guia de Fontes
  • Notícias
    • Mulher negra
    • Infantil
    • Política
    • Economia
    • Saúde
    • Esporte
    • Cultura
    • Famosos
    • Educação
    • Ceará
    • Brasil
    • Mundo
    • LGBTQIA+
    • Espiritualidade
    • Publieditorial
  • Afrossaberes
    • DicionÁfrica
    • Ancestralidade
    • Fotorreportagens
  • Opinião
    • Artigo
    • Crônicas
    • Leitura Crítica
  • Colunas
    • Afroclassificados
    • AfroGeek
    • Rastros
    • Afrotransfuturista
    • Olhar Preto
    • Psicoterapreto
    • Negra Voz
  • Stories
  • Especiais
    • A você Tereza
    • Vidas Negras Importam
    • Quilombo Acadêmico
    • 85
    • Entrevistas
  • Contato
Ceará CrioloCeará Criolo
Home»Notícias»LGBTQIA+»Visibilidade trans: Tiana Cardeal, a travesti mais velha do Brasil, é negra
WhatsApp Image 2026 01 29 at 06.29.58
LGBTQIA+

Visibilidade trans: Tiana Cardeal, a travesti mais velha do Brasil, é negra

Luan PazziniBy Luan Pazzini29 de Janeiro, 2026Updated:15 de Março, 2026Sem comentários2 Mins Read
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Aos 92 anos, Tiana Cardeal, considerada a mulher travesti mais velha do Brasil, se tornou um símbolo de resistência no Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado nesta quinta-feira (29). Ela desafia as estatísticas que apontam a baixa expectativa de vida de pessoas trans e travestis no Brasil. Criada em 2004, a data reforça a luta pelo fim da violência, da discriminação e dos retrocessos em direitos.

Dossiê da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) apontam redução de 34% nos assassinatos de pessoas trans em 2025 em relação a 2024. Ainda de acordo com o documento, “o cenário permanece adverso, com aumento de casos de tentativas de assassinato e a ausência de políticas públicas efetivas para combater essa violência”.

WhatsApp Image 2026 01 29 at 06.46.43
FOTO: LUCAS VELOSO/NONADA JORNALISMO

Nesse cenário, a história de Tiana, mulher travesti negra, pode ser considerada um testemunho de superação e resiliência. Seu percurso reúne desafios, incluindo jornadas de trabalho exaustivas, desavenças familiares e episódios de transfobia. Apesar dos obstáculos, Tiana tornou-se fonte de inspiração para a nova geração de jovens trans e travestis, mostrando a força da perseverança.

Em reconhecimento à história dela que mora em Governador Valadares (MG), o curta-documentário “Meu Nome é Tiana”, dirigido por Dafny Bastet, em parceria com o coletivo House of Bastet, celebra a coragem e a resiliência da mais velha diante da violência contra pessoas trans no Brasil.

O filme retrata como Tiana divide o tempo entre a fé católica e a comunidade LGBT, e integra a segunda temporada da série Narrativas Negras Não Contadas. Está disponível na HBO Max e no canal HBO, em parceria com a Warner Bros. Discovery (WBD).

TRANSFOBIA É CRIME
Em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que, devido à omissão do Congresso Nacional em aprovar uma lei específica, as condutas homofóbicas e transfóbicas, devem ser enquadradas na Lei dos Crimes de Racismo (Lei nº 7.716/1989) – o que torna essas discriminações passíveis de punição como racismo no Brasil.

Em agosto de 2023, o STF também reconheceu que ofensas discriminatórias praticadas contra pessoas LGBT podem ser enquadradas como crime de injúria racial, o que amplia a proteção penal individual em casos de ataque à honra por motivo de orientação sexual ou identidade de gênero.

Denuncie quaisquer atos de transfobia ao Disque Direitos Humanos — Disque 100.

PARA MAIS SOBRE O MUNDO LGBT, CLIQUE AQUI.

Divulgacao aula pos 2 e1772315955243
Luan Pazzini
Jornalista por formação e mestre em Ciências da Comunicação (Unisinos). Doutorando em Comunicação (UFRJ), atua como professor voluntário de Pós-Graduação no IFSULDEMINAS. É diretor na Pazzini Comunicacion. Pesquisa reportagem, jornalismo e educação, literatura, imprensa negra e relações raciais.
lgbt pessoas trans tiana cardeal transexual transgênero travesti
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

Related Posts

MNU cria Prêmio Thina Rodrigues e vai homenagear 7 LGBTs negros(as) do Ceará

16 de Janeiro, 2026

Grammy Latino: Liniker vence 3 e 9 dos 10 troféus do Brasil vão para artistas negros

14 de Novembro, 2025

Urias começa neste sábado (15) turnê do álbum “Carranca”

14 de Novembro, 2025

Pessoas trans na universidade: histórias possíveis

2 de Agosto, 2025

Dediane Souza: “precisamos de narrativas positivas e não apenas de tragédias sobre travestis”

30 de Junho, 2024

Organzza: “racismo eu respondo no deboche”

5 de Outubro, 2023
Add A Comment

Leave A Reply Cancel Reply

Sobre nós
Na contramão do discurso excludente e enervado de clichês da mídia tradicional, o portal Ceará Criolo garante à população negra um espaço qualificado de afirmação, de visibilidade, de debate honesto e inclusivo e de identificação. Um lugar de comunicação socialmente inclusiva, afetivamente sustentável e moralmente viável. Porque negros são seres humanos possíveis e ancestrais. E por isso, queremos nos reconhecer no passado, no presente e no futuro!
Artigos recentes
  • Black STEM: programa oferece bolsas nas áreas de ciência e tecnologia para estudantes negros
  • Peça Pequeno Manual Antirracista encerra neste domingo temporada em Fortaleza
  • Ombela: espetáculo propõe mergulho na ancestralidade africana
  • Declaração do Imposto de Renda terá campo sobre raça pela primeira vez
  • MNU Ceará tem eleição inédita de pessoa trans
QUER SUGERIR PAUTA?

Envie sua sugestão de pauta para nossa redação através do falecom@cearacriolo.com.br ou deixe-nos uma mensagem no formulário abaixo.

Ceará Criolo
Facebook Twitter Instagram
  • Inicial
  • O Ceará Criolo
    • Sobre Nós
    • Prêmios
    • Mídia Kit
    • Guia de Fontes
  • Notícias
    • Mulher negra
    • Infantil
    • Política
    • Economia
    • Saúde
    • Esporte
    • Cultura
    • Famosos
    • Educação
    • Ceará
    • Brasil
    • Mundo
    • LGBTQIA+
    • Espiritualidade
    • Publieditorial
  • Afrossaberes
    • DicionÁfrica
    • Ancestralidade
    • Fotorreportagens
  • Opinião
    • Artigo
    • Crônicas
    • Leitura Crítica
  • Colunas
    • Afroclassificados
    • AfroGeek
    • Rastros
    • Afrotransfuturista
    • Olhar Preto
    • Psicoterapreto
    • Negra Voz
  • Stories
  • Especiais
    • A você Tereza
    • Vidas Negras Importam
    • Quilombo Acadêmico
    • 85
    • Entrevistas
  • Contato
© 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}