Ceará CrioloCeará Criolo
  • Inicial
  • O Ceará Criolo
    • Sobre Nós
    • Prêmios
    • Mídia Kit
    • Guia de Fontes
  • Notícias
    • Mulher negra
    • Infantil
    • Política
    • Economia
    • Saúde
    • Esporte
    • Cultura
    • Famosos
    • Educação
    • Ceará
    • Brasil
    • Mundo
    • LGBTQIA+
    • Espiritualidade
    • Publieditorial
  • Afrossaberes
    • DicionÁfrica
    • Ancestralidade
    • Fotorreportagens
  • Opinião
    • Artigo
    • Crônicas
    • Leitura Crítica
  • Colunas
    • Afroclassificados
    • AfroGeek
    • Rastros
    • Afrotransfuturista
    • Olhar Preto
    • Psicoterapreto
    • Negra Voz
  • Stories
  • Especiais
    • A você Tereza
    • Vidas Negras Importam
    • Quilombo Acadêmico
    • 85
    • Entrevistas
  • Contato
Facebook Twitter Instagram
Facebook Twitter Instagram
Terça-feira, Maio 26
Ceará CrioloCeará Criolo
FINANCIE O CEARÁ CRIOLO
  • Inicial
  • O Ceará Criolo
    • Sobre Nós
    • Prêmios
    • Mídia Kit
    • Guia de Fontes
  • Notícias
    • Mulher negra
    • Infantil
    • Política
    • Economia
    • Saúde
    • Esporte
    • Cultura
    • Famosos
    • Educação
    • Ceará
    • Brasil
    • Mundo
    • LGBTQIA+
    • Espiritualidade
    • Publieditorial
  • Afrossaberes
    • DicionÁfrica
    • Ancestralidade
    • Fotorreportagens
  • Opinião
    • Artigo
    • Crônicas
    • Leitura Crítica
  • Colunas
    • Afroclassificados
    • AfroGeek
    • Rastros
    • Afrotransfuturista
    • Olhar Preto
    • Psicoterapreto
    • Negra Voz
  • Stories
  • Especiais
    • A você Tereza
    • Vidas Negras Importam
    • Quilombo Acadêmico
    • 85
    • Entrevistas
  • Contato
Ceará CrioloCeará Criolo
Home»Afrossaberes»Projeto Papo de Tambor trabalha cultura afrodescendente com jovens do Mondubim
papo de tambor afrosaberes 4 609x530 1
Afrossaberes

Projeto Papo de Tambor trabalha cultura afrodescendente com jovens do Mondubim

Rafael AyalaBy Rafael Ayala8 de Janeiro, 2019Updated:9 de Janeiro, 2019Sem comentários3 Mins Read
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Proporcionar uma vivência sobre a cultura afrodescendente com os jovens da periferia atendidos pelo Cuca Mondubim por meio da manifestação cultural do Tambor de Crioula. Esse é o objetivo do projeto Papo de Tambor.

O encontro é uma oportunidade para a discussão de questões sobre o papel do negro na sociedade, identidade cultural, racismo, intolerância religiosa, entre outras temáticas, de forma descontraída, envolvendo também uma experiência prática com o toque, o canto e a dança do Tambor de Crioula.

De acordo com o arte educador Wellington Nascimento, o Papo de Tambor surgiu a partir da necessidade de propor discussões no Cuca sobre identidade cultural, cultura afrobrasileira, “ser negro” e todo o legado deixado pelos povos africanos submetidos à escravidão no Brasil. Para Wellington, ainda são momentos restritos a datas, eventos e espaços, que não alcançam uma parcela da sociedade, grande parte localizada na periferia, sendo necessária a contribuição nessas discussões.

Imagem: Acervo pessoal

O projeto é realizado quinzenalmente e utiliza o Tambor de Crioula como didática. A roda de tambor começa com uma fogueira para o afinamento dos tambores por meio do calor. Enquanto isso, alguma temática relacionada à cultura afrobrasileira é discutida pelos participantes. A parte prática da vivência inclui o aprendizado do toque dos tambores, canto e dança, a critério dos participantes.

Imagem: Acervo pessoal

O processo se repete após os instrumentos desafinarem e, ao final da atividade, sempre se canta uma cantiga de despedida. “Ainda existe um tabu muito grande de se conversar sobre isso (ser negro). É discutido em grupos fechados. Não que isso seja ruim, mas a gente precisa ampliar. Estrategicamente, os equipamentos públicos são pontos que devem ser fomentados e essa discussão ser fortalecida. A gente viu no Tambor de Criola uma linguagem que por si só é didática. Vimos nela a possibilidade de se discutir essas temáticas com jovens”, explica.

Tambor de Crioula

De acordo com Albino Oliveira, museólogo da Fundação Joaquim Nabuco, o Tambor de Crioula é uma forma de expressão de matriz afrobrasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Patrimônio Imaterial Brasileiro desde 2007, seu local de origem e ocorrência é o estado do Maranhão.

“Trazido para o Brasil entre os séculos XVIII e XIX por escravos de diversas regiões da África, o Tambor de Crioula é uma forma de divertimento ou de pagamento de promessa a São Benedito (santo negro) e também a outros santos vinculados ao catolicismo tradicional, bem como a entidades cultuadas nos terreiros”, explica, em artigo no portal da Fundação Joaquim Nabuco.

Os grupos de Tambor de Crioula são formados pelas coreiras, nome dado às dançarinas, pelos tocadores e pelos cantadores, conduzidos pelo ritmo ininterrupto dos tambores e pela influência do canto, culminando na punga ou umbigada. “É de muita valia estarmos em um equipamento público que trabalha com jovens e que a gente possa discutir de forma tranquila, na qual a gente faz a conversa, discute, mas sempre finaliza com uma roda de tambor, tocando, dançando, sorrindo e se abraçando. Como os nossos ancestrais faziam. Diante de toda a dor, eles deixaram um presente como esse”, finaliza Wellington Nascimento.

Serviço
Papo de Tambor
Quizenalmente no Cuca Mondubim
Em janeiro, ele será realizado nos dias 11 e 25, às 16h, ao lado do Ginásio.

Confira a programação dos Cucas: https://juventude.fortaleza.ce.gov.br/rede-cuca

rafael ayala perfil
Rafael Ayala

Jornalista. Alma de cronista, coração de poeta. Tem experiência em Assessoria de Comunicação. Apaixonado por futebol, boas histórias e fim de tarde.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

Related Posts

Exposição com autorretratos de Jane Batista está em cartaz no Recife até 26/4

24 de Abril, 2026

Grupo articula realização do I Congresso de Pesquisadores Negros do Ceará

10 de Abril, 2026

Bárbara Carine lança livro “Raça social” e rebate separatistas

10 de Março, 2026

Príncipe Custódio: o africano que se tornou referência da cultura afro-gaúcha

13 de Fevereiro, 2026

Necroalgoritmização: Livro discute como tecnologias digitais desumanizam minorias

9 de Setembro, 2025

Urca marca para 24/9 entrega do título de doutoras honoris causa a Verônica e Valéria Carvalho

25 de Agosto, 2025
Add A Comment

Leave A Reply Cancel Reply

Sobre nós
Na contramão do discurso excludente e enervado de clichês da mídia tradicional, o portal Ceará Criolo garante à população negra um espaço qualificado de afirmação, de visibilidade, de debate honesto e inclusivo e de identificação. Um lugar de comunicação socialmente inclusiva, afetivamente sustentável e moralmente viável. Porque negros são seres humanos possíveis e ancestrais. E por isso, queremos nos reconhecer no passado, no presente e no futuro!
Artigos recentes
  • Bárbara Carine: “há pessoas que querem ser desonestas no debate sobre os pardos”
  • Azágua da Mazé: festival reúne arte ancestral no Bom Jardim
  • Escritório Antirracista: para marcar 13 de maio, Vini Jr. anuncia atendimento jurídico gratuito a vítimas de crimes raciais
  • Alece: aprovadas 30% de cotas raciais para Assembleia do Ceará; medida já vale para concurso deste ano, com 600 vagas
  • Livro Yemonjà: A princesa e o espelho mágico é lançado neste sábado (9) em Fortaleza
QUER SUGERIR PAUTA?

Envie sua sugestão de pauta para nossa redação através do falecom@cearacriolo.com.br ou deixe-nos uma mensagem no formulário abaixo.

Ceará Criolo
Facebook Twitter Instagram
  • Inicial
  • O Ceará Criolo
    • Sobre Nós
    • Prêmios
    • Mídia Kit
    • Guia de Fontes
  • Notícias
    • Mulher negra
    • Infantil
    • Política
    • Economia
    • Saúde
    • Esporte
    • Cultura
    • Famosos
    • Educação
    • Ceará
    • Brasil
    • Mundo
    • LGBTQIA+
    • Espiritualidade
    • Publieditorial
  • Afrossaberes
    • DicionÁfrica
    • Ancestralidade
    • Fotorreportagens
  • Opinião
    • Artigo
    • Crônicas
    • Leitura Crítica
  • Colunas
    • Afroclassificados
    • AfroGeek
    • Rastros
    • Afrotransfuturista
    • Olhar Preto
    • Psicoterapreto
    • Negra Voz
  • Stories
  • Especiais
    • A você Tereza
    • Vidas Negras Importam
    • Quilombo Acadêmico
    • 85
    • Entrevistas
  • Contato
© 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}