Uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil, a Avon lançou uma campanha antirracista que resulta em mais diversidade tanto nas linhas de maquiagem ofertadas às clientes quanto na composição das equipes da instituição.
Chamada de “Essa é minha cor”, a campanha representa o compromisso da empresa de contratar 50% de pessoas negras nos cargos de entrada (estágio e trainee) a partir de 2021 e 30% de mulheres negras em cargos de liderança até 2030. São metas internas traçadas na tentativa de “reparar injustiças históricas”, como justifica a Avon.
Para elucidar o movimento da companhia no combate ao racismo, o conceito da campanha é o desdobramento de um estudo realizado pela Avon com o objetivo entender a diversidade de tons e subtons das peles negras brasileiras.
A criação da paleta foi resultado do trabalho colaborativo entre a maquiadora Daniele Da Mata, uma das maiores experts em pele negra no Brasil, e a cientista norte-americana Candice Deleo-Novack, chefe de desenvolvimento de produtos para olhos, rosto e design técnico de produtos da Avon.
A dupla conseguiu sintetizar em uma única paleta a maior gama possível de tons e subtons das peles negras brasileiras ao aportar um olhar humanizado para cada produto.
“Essa é Minha Cor”, filme de lançamento dos novos produtos (assista abaixo), foi cocriado pela Wunderman Thompson Brasil e Larissa Luz, que fez a música, escreveu o manifesto da campanha e é uma das estrelas do filme ao lado de Cris Vianna, Daniele Da Mata, Ana Paula Xongani, Magá Moura, Geovana Ribeiro, Glória Abreu, Lub Big Queen, Odara, Onika Bibiano e Vilma Caetano.
“Para nós, é motivo de orgulho um trabalho tão importante que mais é o lançamento de novos produtos e também está amparado pelo compromisso da Avon com o antirracismo. Pudemos contar com a direção criativa de Larissa Luz e outras dez mulheres negras que colaboraram com todo o conceito dessa campanha, o que torna “Essa é minha cor” ainda mais relevante para o momento atual”, explica Keka Morelle, CCO da Wunderman Thompson Brasil.
A nova campanha foi coproduzida pelo Coletivo Mooc e a Damasco e será exibida na TV, digital, OOH, Outdoor Social e rádio. “Provocar mudanças é reconhecer o ponto em que se está, sair do lugar de conforto e partir para a ação. E é esse o compromisso que a Avon está assumindo num processo de escuta rico, profundo, cheio de verdade. Amplificar vozes femininas negras que são diariamente invisibilizadas num país racista é uma contribuição efetiva em prol de uma transformação necessária. E participar desse processo onde misturam-se não só tons mas também grandes talentos é potente e inspirador”, afirma Larissa Luz.
LEIA O MANIFESTO
Ser mulher negra é nascer com uma missão: sobreviver.
Porque parece que estamos sempre no risco, senão de morrer, ao menos de enlouquecer.
Mas mesmo com tudo, quando estamos juntas, deixamos de ser mulheres de guerra e passamos a ser mulheres de amor.
Na mistura das nossas tintas mora o tom do abraço,
e ele é reluzente, é consistente.
O tom ideal vem da nossa união.
E mergulhando nessa paleta, buscamos achar o nosso lugar.
Poder assumir a nossa verdade, na pele crua é acessar a liberdade.
Seguir com a segurança e a convicção de que o mundo é nosso e somos a revolução.
Bater no peito e dizer com vontade:
Eu sou preta, eu sou negra, essa é minha cor!
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.