>
30 de Julho, 2021
historias de negros no ceara

Baixe de graça o livro “Histórias de Negros no Ceará”

O livro Histórias de Negros no Ceará está disponível gratuitamente para download no site da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil): https://www.editorafi.org/037negros.

Uma publicação coletiva, o livro é fruto de pesquisas dos pós-graduandos e docentes do Curso de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do grupo de pesquisa “Trabalhadores livres e escravos no Ceará: Diferenças e identidades”, também da UFC. Os organizadores são Eurípedes Funes, Eylo Fagner Silva Rodrigues e Franck Ribard.

historias de negros no ceara 1
Capa do livro Histórias de Negros no Ceará

“Baseados em documentos, registros e memórias múltiplos, os textos buscam trazer à tona vivências do “povo de cor” e da afro-cearensidade. Numa terra muito tempo autocentrada sobre a ideia de ‘Terra da Luz’, não se pode mais dizer que ‘no Ceará não tem negros’. A questão do reconhecimento do legado fundamental e da riqueza cultural negra continua complexa, controversa, sintomática de uma ideologia racial que tende a se reproduzir, apoiando-se, fazendo eco, legitimando e cultivando o racismo, a exploração e a repressão de uma população marginalizada socialmente e estigmatizada racialmente”, destacam os autores.

Para os organizadores, compreender os mecanismos institucionais, os dispositivos sociais, os interesses em jogo que presidiram a manutenção de um sistema desigual, predatório, ancorado na estrutura racista da escravidão, configura-se como outro desafio legítimo das análises presentes no livro.

https://cearacriolo.com.br/especial-85-o-ceara-tem-preto-sim/

Confira nosso especial 85: https://cearacriolo.com.br/category/reportagens-especiais/especial-85/

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *