O livro Histórias de Negros no Ceará está disponível gratuitamente para download no site da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil): https://www.editorafi.org/037negros.
Uma publicação coletiva, o livro é fruto de pesquisas dos pós-graduandos e docentes do Curso de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do grupo de pesquisa “Trabalhadores livres e escravos no Ceará: Diferenças e identidades”, também da UFC. Os organizadores são Eurípedes Funes, Eylo Fagner Silva Rodrigues e Franck Ribard.

“Baseados em documentos, registros e memórias múltiplos, os textos buscam trazer à tona vivências do “povo de cor” e da afro-cearensidade. Numa terra muito tempo autocentrada sobre a ideia de ‘Terra da Luz’, não se pode mais dizer que ‘no Ceará não tem negros’. A questão do reconhecimento do legado fundamental e da riqueza cultural negra continua complexa, controversa, sintomática de uma ideologia racial que tende a se reproduzir, apoiando-se, fazendo eco, legitimando e cultivando o racismo, a exploração e a repressão de uma população marginalizada socialmente e estigmatizada racialmente”, destacam os autores.
Para os organizadores, compreender os mecanismos institucionais, os dispositivos sociais, os interesses em jogo que presidiram a manutenção de um sistema desigual, predatório, ancorado na estrutura racista da escravidão, configura-se como outro desafio legítimo das análises presentes no livro.
Confira nosso especial 85: https://cearacriolo.com.br/category/reportagens-especiais/especial-85/

Jornalista. Alma de cronista, coração de poeta. Tem experiência em Assessoria de Comunicação. Apaixonado por futebol, boas histórias e fim de tarde.