>
3 de Agosto, 2021
filme luiz gama

Biografia de Luiz Gama, “Doutor Gama” estreia dia 29 de julho

Em 21 de junho de 1830, em Salvador, Bahia, nascia Luiz Gama, advogado considerado herói nacional por seu ativismo abolicionista no século XIX. Anos depois, o também jornalista e escritor ganha homenagem em filme dirigido por Jeferson De (“M8: Quando a Morte Socorre a Vida”, “Correndo Atrás”, “Bróder”). Uma coprodução da Globo Filmes e Paranoid, produção associada da Buda Filmes e distribuição Elo Company, “Doutor Gama” chega aos cinemas no dia 29 de julho e busca evidenciar a história deste grande nome para um Brasil que ainda tenta apagar os fatos de seu passado.

Dr Gama cartaz final alta
FOTO TIRADA EM PARATY 22/02/2019

Filho de uma africana escravizada e depois liberta (Isabél Zuaa) e de um descendente português, Luiz Gama (César Mello) foi vendido aos dez anos de idade por seu pai para mercadores de homens escravizados e mandado para São Paulo. Na cidade, ele consegue a alforria ainda adolescente e aprende a ler de forma autodidata. Este interesse pela leitura abre diversas portas para o desenvolvimento do homem que se tornaria.

Ao longo de sua vida, Luiz alforriou, por vias judiciais, centenas de vítimas da escravidão. Ele fazia uso das leis com conhecimento e precisão por meio de um documento que autorizava a prática do direito, dada pelo Poder Judiciário do Império. Sua missão era libertar e garantir o direito de pessoas em condições de escravidão, e exigir que as leis existentes no país fossem aplicadas.

Com roteiro de Luiz Antonio, consultoria da pesquisadora Ligia Fonseca Ferreira, produção executiva de Joelma Gonzaga, patrocínio SABESP e apoio Mattos Filho, “Doutor Gama” mostra a importância da figura de Luiz Gama na construção da história de uma nação e as dificuldades que precisou enfrentar até o século XIX, ao viver em um país imperial. Em seu elenco, além de César Mello e Isabél Zuaa, estão Zezé Motta, Johnny Massaro, Mariana Nunes, Romeu Evaristo, Sidney Santiago, Dani Ornellas, Erom Cordeiro, Nelson Baskerville, entre outros.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *