>
23 de Outubro, 2021
WhatsApp Image 2019 03 28 at 19.46.04

Ceará Criolo participa de debate com estudantes da ESPM

WhatsApp Image 2019 03 28 at 19.44.10 1O coletivo Ceará Criolo participou na quarta-feira (27) de um debate com estudantes do 4º semestre do curso de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) do Rio de Janeiro. O portal foi apresentado como exemplo de comunicação contra-hegemônica tendo em vista o trabalho desenvolvido na promoção da igualdade racial.

Por meio de materiais publicados no portal, o bate-papo perpassou questões como identidade, ancestralidade, História do Brasil, cultura e racismo.

“Na disciplina Jornalismo, Sociedade e Cidadania discutimos como o jornalismo pode contribuir para a garantia de direitos. A partir daí, analisamos ações de comunicação que vão na contramão do que está posto na ‘grande mídia’ . Trazer o Ceará Criolo para sala de aula é respeitar o lugar de fala de comunicadores negros que desenvolvem um trabalho que dá o devido espaço e tratamento para a população negra, o que não vemos habitualmente nos veículos de comunicação”, ressalta a professora Mônica Mourão.

Para a publicitária Tatiana Lima, representante do Ceará Criolo na ocasião, o encontro foi uma oportunidade para provocar os alunos a pensarem “fora da caixa” enquanto futuros profissionais e cidadãos.

“Extrapolar as fronteiras geográficas do estado é uma alegria e uma grande responsabilidade, mas esse é o nosso papel. A luta antirracista precisa do engajamento de todos”, destacou a publicitária.

ceara criolo espm

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *