>
13 de Junho, 2021
Rovena Rosa/Agência Brasil

São Paulo - Inauguração da exposição Enciclopédia negra, em que personalidades negras da história são retratadas por 36 artistas contemporâneos, na Pinacoteca de São Paulo (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Itamar Vieira Junior e Enciclopédia Negra Brasileira são destaques no Metrópolis desta sexta (4/6)

Nesta sexta-feira (4/6), o Metrópolis entrevista o escritor Itamar Vieira Junior, autor do best seller Torto Arado, e leva ao ar uma reportagem sobre a exposição Enciclopédia Negra Brasileira. Apresentado por Adriana Couto e Cunha Jr., vai ao ar às 19h20, na TV Cultura.

Torto Arado é uma obra que já é definida como clássica da literatura contemporânea, ganhou os principais prêmios literários do país e pautou as redes sociais para discussões que pareciam que pertenciam a 1800, mas que se provaram muito atuais. E o que fazer após lançar uma obra tão significativa? A conversa com Itamar Vieira Junior se propõe a entender esse lado de ser um autor best seller e conhecer seu novo livro de contos, Doramar Ou A Odisseia, que explora um conjunto de histórias calcadas na multiplicidade de culturas que formam o país.

Nesta semana, o dossiê PúblicoXCrítica foca na diferença entre a aprovação do público e a aprovação da crítica quando se trata de uma obra artística. Para falar sobre o assunto, Adriana Couto conversa com Leandro Hassum. O artista, que é um símbolo para a comédia brasileira, diz como os comentários da crítica e do público impactam a sua vida, quais as diferenças entre as opiniões, qual seria mais importante em sua carreira e como ambos impactam a sua vida.

Por fim, o Metrópolis leva ao ar uma reportagem sobre a exposição Enciclopédia Negra Brasileira que, pela primeira vez, torna pública 103 obras realizadas por artistas contemporâneos para um livro homônimo de autoria dos pesquisadores, Flávio Gomes e Lilia M. Schwarcz.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *