Em tempos de isolamento social devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19), a curva de crescimento da violência doméstica pode se acentuar.
Pensando nisso, MC Rebecca lançou o clipe da música “Medo do Escuro” em parceria com a cantora e compositora também carioca Manaia. Na letra, observa-se o encorajamento e empoderamento feminino trazidos em um som com batidas de rap.
“Meu destino eu faço / Luto o acaso / Nada vai me parar / Não tenho medo do escuro. / Cada dia mais forte / Sempre pro norte / Minha voz vai guiar / Não tenho medo do escuro/”.
Todo o cenário do clip é voltado para mostrar um ambiente doméstico hostil, cheio de destroços. “Eu já cantei trap funk, mas essa música é totalmente rap na minha parte. Tem melodias também com os vocais da Manaia, que é uma cantora de rock. Ficou bem diferente. Foi a minha forma de botar o sentimento. Quero que as pessoas fiquem realmente tocadas. É uma vibe totalmente diferente do que eu já fiz”, disse MC Rebecca ao Uol.
O tema anda tão em voga que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está criando um Grupo de Trabalho para desenvolver sugestões e medidas para redução da violência doméstica, já que o período de quarentena pode expor mulheres a riscos físicos e psicológicos.
Confira o clip:
Para denunciar violações contra os direitos das mulheres, você pode discar o 180 – Central de Atendimento à Mulher. O serviço opera em todo o Brasil e em mais 16 países.

Jornalista. Tem experiência nas áreas de Radiojornalismo (Rádio O POVO CBN), assessoria de comunicação (Defensoria Pública do Estado do Ceará) e webjornalismo e jornalismo impresso (Portal O POVO Online). Trabalhou como voluntária de marketing social na Fundación Sotrali em La Plata, Argentina. Passou pela redação do jornal sul-africano Mail & Guardian como repórter freelancer em Joanesburgo, África do Sul. É preocupada com questões raciais desde os 18 anos, quando se descobriu negra. Tem um pé na Moda.