10 de Maio, 2021
pericles

Origem da população negra no Brasil é tema de documentário

O documentário “Origens – Quem não sabe de onde veio não sabe pra onde vai?” estreou nesta terça-feira (20/4) e investiga através de testes a ancestralidade de quatro personalidades brasileiras: o sambista Péricles, a funkeira MC Carol, o comediante Yuri Marçal e a escritora Eliana Alves Cruz.

A história oral, memórias afetivas e alguma intuição são na maioria das vezes os únicos indícios que negros e negras no Brasil têm como material de pesquisa para investigar suas origens. Hoje, porém, a ciência evoluiu e essa população ganhou uma nova ferramenta: os testes de DNA. Esse material, que agora pode ser encomendado via correio, tem sido usado como alternativa para preencher buracos na história familiar de milhões de brasileiros.

Criada em conjunto por “MOV”, selo de documentários do UOL, e Tilt, o canal de tecnologia e ciência da mesma empresa, a produção audiovisual faz parte de uma série de reportagens especiais.

Para conduzi-las, o Tilt distribuiu os exames para 20 personalidades brasileiras. Toparam participar da experiência figuras únicas em suas áreas, como Maju Coutinho, Conceição Evaristo, Fernando Holiday, Daiane dos Santos, Babu Santana, Péricles e outras.

O resultado da funkeira MC Carol indicou que ela tem mais de 70% de origem no continente africano, sendo 29,9% na Angola. Ela destaca que a identicação com o local de onde vem interfere diretamente na autoestima. “A gente acaba recebendo só informação negativa sobre a África, mas eu fiquei muito feliz com o teste e quero ir lá ver como é. Se eu for pra um lugar em que eu chego nos restaurantes e eu só vejo uma galera preta, eu acho que nem volto mais pra cá.”

Para o diretor do documentário, Ismael dos Anjos, o filme faz parte de uma conversa ampla sobre direito à memória da população negra brasileira. “Eu entendo que os meus passos começam onde os passos de quem veio antes de mim nos levaram. Espero que as histórias que a gente conta no documentário ajudem outras pessoas em suas buscas sobre suas raízes.”

Assista aqui ao primeiro episódio: https://www.uol.com.br/play/videos/tilt/2021/04/19/documentario-origens.htm

Com informações do Mundo Negro

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *