Manto, Cyborg, Gelado e Pantera Negra. O que esses super-heróis têm em comum, além de serem negros? Todos estão grafitados em paredes espalhadas por Fortaleza graças ao projeto Black Comics nas Ruas (#blackcomicsnasruas).
De acordo com o supervisor de protagonismo juvenil no Cuca Mondubim, Emerson Pereira, mais conhecido como Tubarão, o projeto surgiu como uma inquietação pelo fato de ele não se ver representado em muitos heróis divulgados pela mídia tradicional.
A partir daí, o grafiteiro começou a pesquisar mais sobre super-heróis negros, quais são, quem são e a qual a origem de cada um. “A ideia de reproduzir através de grafites é dar visibilidade para esses personagens e para que a população negra, principalmente a juventude, possa se ver representada tanto nos muros como nesse universo. Podemos ter referências positivas, melhorando a autoestima dessa galera”, explica Tubarão, com 20 anos de experiência no grafite.
O projeto tem um número maior de intervenções na periferia da cidade, com grafites pelos bairros do Pici, Parangaba e Vila Pery. O projeto já foi parar em muros além da cidade, com grafites em Salvador e em Aracaju.
Acompanhe os grafites do projeto: https://www.instagram.com/tubaraovts/
Jornalista. Alma de cronista, coração de poeta. Tem experiência em Assessoria de Comunicação. Apaixonado por futebol, boas histórias e fim de tarde.
Deixe um comentário
Leia também
-
Colorismo, novo título da coleção Feminismos Plurais, é lançado
-
Ceará Criolo participa de podcast sobre abolição e comunicação antirracista; ouça
-
Nigeriano desenvolve método de ensino da língua Yorùbá para o português brasileiro
-
Livros sobre personagens negras no pós-abolição têm download gratuito
-
Baixe de graça o livro “Histórias de Negros no Ceará”
1 thought on “Projeto grafita super-heróis negros em muros de Fortaleza”