Recebemos com muita alegria a indicação de Pantera Negra ao Oscar de Melhor Filme, o primeiro filme de super- herói da História a concorrer nessa categoria. Um super-herói negro, um diretor negro e um elenco majoritariamente negro já entraram pra História.
Como um bom amante de histórias em quadrinhos, preciso confessar uma coisa: não esperava que um dia teríamos um filme do Pantera Negra, assim como não esperava um do Homem Formiga, Doutor Estranho ou Deadpool. Os grandes nomes dos quadrinhos (DC e Marvel) sempre foram X-Men, Vingadores, Liga da Justiça, Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, Hulk, Batman e Superman.
Sobre o querido rei T’Challa e seu alter ego, conhecia há um bom tempo pela participação em aventuras dos Vingadores ou do Quarteto Fantástico. Sempre aparecia como uma pessoa honrada, bom rei e de confiança, mas nunca havia me aprofundado sobre sua história. Assim como jamais me aprofundei na história de outros super-heróis negros.
Assim, decidi montar uma pequena lista para compartilhar com vocês. Quais já conheciam? Quais ficaram de fora?
Pantera Negra
Criado por Stan Lee e Jack Kirby, teve a primeira aparição na revista Fantastic Four 52, em julho de 1966. T’Challa, rei de Wakanda, assume o manto do herói após a morte do pai, T’Chaka. Entre seus poderes e habilidades estão força, resistência, velocidade, agilidade e reflexos sobre-humanos, o conhecimento do Pantera Negra e sentidos aguçados.
Tempestade
A poderosa Ororo Munroe, uma das líderes dos X-Men, nasceu no Quênia e foi criada no Harlem e no Cairo. A primeira aparição da personagem foi na revista Giant-Size X-Men, em maio de 1975. Tempestade conta com uma diversificada gama de habilidades e poderes. Capaz de manipular o clima, pode criar chuvas, tempestades, trovões e relampâgos, assim como pode alterar a pressão atmosférica, temperatura e umidade.
Cyborg
Victor Stone era um atleta de futebol americano, mas perdeu grande parte do corpo após uma explosão. Graças ao conhecimento e habilidades do pai cientista, recebeu componentes robóticos e tornou-se um ciborgue. Cyborg foi líder do grupo Jovens Titãs e é membro da Liga da Justiça.
Falcão
Sam Wilson é um ex-soldado da força aérea e ex-agente da SHIELD. Membro dos Vingadores, costuma aparecer como parceiro do Capitão América. Criado em 1969, é o primeiro super-herói afro-americano da Marvel. Possui grande conhecimento em tecnologia e em química e consegue voar graças a uma armadura tecnológica.
Misty Knight
A primeira aparição da equipe Filhas do Dragão, composta por Colleen Wing e Misty Knight, foi em 1976, na revista Iron Fist número 10. Misty é uma ex-policial de Nova York que perde o braço por conta de uma bomba. Tony Stark, o Homem de Ferro, a presenteou com uma prótese biônica e, a partir daí, ela abriu uma agência de investigação com a amiga Colleen Wing. Além de excelente detetive, pode esmagar objetos tão duros quanto o aço.
Miles Morales (Homem-Aranha)
Miles Morales é o segundo Homem-Aranha a aparecer em Ultimate Marvel (um outro universo Marvel). Negro, com ascendência hispânica, Miles conta com poderes semelhantes aos do Homem-Aranha original.
Vixen
Mari Jiwe McCabe foi a primeira super-heróina afro-americana da DC Comics a estrelar a própria série. Criada em 1981, Vixen pode copiar as habilidades de qualquer animal que se encontre próximo dela.
John Stewart (Lanterna Verde)
Arquiteto e veterano da Marinha dos EUA, John Stewart foi escolhido pelos Guardiões para ser o Lanterna Verde, substituindo Hal Jordan. Ele é o único Lanterna Verde terrestre negro.
Espectro
Mônica Rambeau já utilizou os codinomes Capitã Marvel e Fóton, sendo atualmente conhecida como Espectro. Apareceu pela primeira vez em 1982, na revista Amazing Spider-Man Annual 16. Mônica tem o poder de converter o corpo em energia e, além de integrante dos Vingadores, chegou a liderá-lo por algum tempo.
Batwing
O primeiro Batwing é David Zavimbe, um policial congolês. Depois, Zavimbe é substituído por Luke Fox, um americano lutador de artes marciais mistas que tinha sido a primeira escolha de Batman no papel. Além de vilões internacionais, Batwing combate até a força policial corrupta da República Democrática do Congo.

Jornalista. Alma de cronista, coração de poeta. Tem experiência em Assessoria de Comunicação. Apaixonado por futebol, boas histórias e fim de tarde.
2 comentários
Que isso neh, colocar uns Zé ruelas mas não colocar o Blade, o super shock
blade e super shock não estejam na lista justamente por já serem conhecidos e a proposta da pauta, como o próprio título sugere, seja apresentar ao leitor opções DESconhecidas.