O Dia Internacional das Mulheres ganha mais um web-evento em sua comemoração. Acontece no dia 18 de março, às 19 horas, com transmissão pelo YouTube, o I Webnário da Rede Brasileira de Comunicadoras com Visão de Gênero e Raça (RIPVG-Brasil), com o tema “Violência de gênero no jornalismo: saídas jurídicas.”
O evento tem como objetivo congregar pessoas e organizações comprometidas com os princípios da igualdade entre os gêneros, percebendo todas as intersecções que os permeiam, a fim de construir uma democracia que adote uma comunicação com visão gênero e raça e da democratização dos meios de comunicação.
Participam do webnário a cineasta Jacira Melo, mediadora do evento, e as palestrantes Denise Dora, diretora-executiva do @artigo19 e membro do @themis.org.br, e Patrícia Campos Mello, repórter especial e colunista da @folhadespaulo.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link
Sobre a Rede de Jornalistas e Comunicadoras com visão de Gênero e Raça
A Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadoras com Visão de Gênero e Raça surge num panorama desafiador de luta para a garantia da liberdade de expressão, dos direitos humanos, dos direitos das mulheres e da luta antirracista. Emergimos numa data extremamente importante para a luta feminina, o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, em um país que mata uma mulher a cada duas horas, especialmente as mulheres negras. Lembramos aqui que enquanto jornalistas e comunicadoras nosso papel é defender espaços diversos promovendo vozes de mulheres, pretas, indígenas, LGBTI+, mulheres com deficiência, e outras maiorias minorizadas.
Afirma a jornalista, professora e feminista negra Michelly Santos de Carvalho
A Rede de Jornalistas e Comunicadoras com visão de Gênero e Raça foi lançada no dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres, e recebe filiação de pessoas e organizações interessadas em atuar na sua composição.
A Rede surge a partir da articulação de jornalistas brasileiras ligadas à perspectiva e em diálogo com a Red Internacional de Periodistas con Visíon de Género (RIPVG).
Fonte: Michelly Carvalho, coordenadora colegiada da Rede.
Publicitária cearense. Canceriana. Doutora e mestre em Psicologia. Amante da docência. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica (Paralaxe-UFC). Defendeu em sua tese de doutorado um estudo sobre mulheres em transição capilar. Atualmente, dedicada aos estudos de gênero, raça, feminismos negros e decolonialidade.
Louca por fotografia, design, viajar e colecionar carimbos no passaporte. Uma pessoa extremamente curiosa.