>
3 de Agosto, 2021
IARA Divulgacao foto Tamires Sales min

Viramundo lança clipe com influência afropindorâmica

Já está no ar o clipe de “Iara”, canção da banda Viramundo, que integra a atual edição do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes. Formado por Vic Andrade, Bruno Esteves e Marcello Santos, o Viramundo lançou o clipe no último sábado (6/2). Gravado na Sabiaguaba, em Fortaleza, o vídeo se alicerça na força feminina da cultura afropindorâmica, referências ancestrais presentes em todo o trabalho dos artistas.

No clipe, Iara é figura de água doce, ora sereia das lendas amazônicas, ora Oxum, orixá da beleza. Três mulheres dão vida à protagonista: Tieta Macau, Juliana Rizzo e Vic Andrade. O encontro das artistas leva ao clipe o movimento do corpo e da dança no campo místico em um samba que celebra a “mulher de homem nenhum.”

viramundo_capa-site.png

É das águas da diversidade da Sabiaguaba, o rio, o mar e o mangue, que brota Iara. E, como mãe, ela ensina para sua cria a poesia dos sons, o afeto, a luta e a resistência, principais características do território que tenta não sucumbir à especulação imobiliária em Fortaleza.

A produção, fomentada com recursos da lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), será lançada no Youtube, pelo canal da banda. A música Iara compõe a playlist editorial “Canto dos Orixás” do Spotify.

SOBRE A VIRAMUNDO
Formada em 2019, inicialmente como um duo entre o casal Vic e Bruno, a banda Viramundo ficou em terceiro lugar no Festival de Música da Juventude de Fortaleza em seu ano de estreia e, atualmente, está sob tutoria do artista Kiko Dinucci, da banda Metá Metá, no Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes.

Marcello é mestre de percussão e ogã de candomblé; Vic é cantora, bailarina e batuqueira. Já Bruno é compositor, cantor e violonista. A banda, que se intitula como “uma estação criativa de brincantes de música”, traz a percussão como personagem principal, cruzando toques nordestinos e sons de matriz africana.

Crédito das imagens: Tamires Sales

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *