A poetisa Thata Alves lança nesta sexta-feira (18/12) seu primeiro trabalho lúdico e voltado ao público infantil: “Baobá é Memória”. Trata-se de um jogo da memória com cartas inspiradas nos Orixás e ilustrações feitas pelo designer e ilustrador Tag Lima.
O brinquedo tem como propósito proporcionar o aprendizado sobre os Orixás de modo intuitivo e inconsciente pelas crianças. Com isso, o jogo pode ser uma importante ferramenta para quebrar o estigma da demonização das religiões de matriz africana. As vendas já estão disponíveis na Internet.

[FOTO: Edlaine Pereira]
“Eu e meu irmão ganhamos na infância uma bíblia infantil que continha imagens de Jesus em versão de criança”, recorda Thata, que também pontua sobre a ausência de mais referências infantis em possibilidades de consumo no mercado, como os próprios brinquedos.
No Brasil, existe a Lei nº 10.639/03, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da história da cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental ao ensino médio. Na prática, no entanto, isso até hoje ainda não acontece.
“Acredito que esse jogo foi um presente de meu Orí (a cabeça, a consciência) e de Ogum por me dar esta ferramenta, esta tecnologia, que por meio de saberes ancestrais vão introduzir de forma mais natural a filosofia de vida que o Candomblé é, além de agregarem conhecimento cultural às nossas crianças”, revela Thata.
Valores africanos como a humildade, o respeito aos mais velhos e a oralidade fazem parte do conceito do jogo, que custa R$ 30. Para comprar, clique aqui.
LEIA TAMBÉM.

Jornalista. Alma de cronista, coração de poeta. Tem experiência em Assessoria de Comunicação. Apaixonado por futebol, boas histórias e fim de tarde.